Auxiliar os municípios da Serra Catarinense na construção e implementação dos fluxos e demandas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e garantir assim, mais eficiência e qualidade de atendimento às famílias. Esse foi o compromisso assumido pela assessoria de Assistência Social da Amures, no final da capacitação de Proteção Social Especial, realizada essa semana no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL).
Por dois dias (segunda e terça-feira), equipes técnicas dos CRAS dos 18 municípios da Amures, enriqueceram seus conhecimentos sob orientação de Adriana Zanqueta Wilbert Ito, mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. A capacitação reuniu 85 profissionais, entre assistentes sociais e psicólogos, comprometidos em aprimorar suas práticas e conhecimentos.
Segundo a assessora de Assistência Social da Amures/Cisama, Ana Paula Couto, entre os tópicos abordados, estão o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e os Benefícios Socioassistenciais.
“Um dos momentos mais significativos da capacitação foi a atividade final. Os técnicos foram desafiados a desenhar o fluxo de atendimento do CRAS e a atividade revelou a inexistência de um fluxo estabelecido, o que levou a um compromisso importante de auxiliar os municípios na implementação deste fluxo”, explica Ana Paula Couto.
Cada município investiu R$ 400,00 na capacitação com objetivo do treinar as equipes para o Serviço Social Aplicado, sejam gestores, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ou Conselheiros Municipais de Assistência Social.
Texto: Onéris Lopes