Quatro ruas serão asfaltadas, contribuindo com o fluxo dentro do parque, onde estão instaladas empresas de tecnologia e inovação da Serra Catarinense
Muito em breve, as ruas que compõe o Orion Parque Tecnológico estarão totalmente pavimentadas e revitalizadas. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo prefeito Antonio Ceron, em solenidade marcada pela presença de lideranças políticas, como o secretário adjunto estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ramses Santos Silva, o presidente do Orion, Thiago Mazuhy, empresários do ramo da tecnologia, com Valmir Tortelli representando a empresa NDD, usuários do parque e comunidade.
O ato aconteceu na noite desta segunda-feira (24), na sede do parque, onde também acontece o evento Orion Week, com uma programação repleta de palestras renomadas e grande público.
A obra de revitalização das ruas abrange serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação em asfalto, sinalização e acabamentos urbanísticos em quatro vias que compõe a extensão do parque tecnológico, em loteamento localizado no bairro São Francisco. A obra será executada pela empresa AS Construtora, com um investimento de aproximadamente R$1 milhão, e um prazo de seis meses.
Durante o Orion Week, com a boa notícia sobre o asfaltamento das ruas do loteamento, o Orion Parque Tecnológico comemora oito anos de implantação. “O Orion nos enche de orgulho, pois é um instrumento de inovação regional, representando a Serra Catarinense com tecnologias que saem daqui e são exportadas mundo a fora. São os frutos já sendo colhidos”, ressalta o secretário adjunto estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ramses Santos Silva.
Ruas poderão receber homenagens a empresários e lideranças lageanas
O prefeito Antonio Ceron, durante seu discurso, sugeriu que as ruas do Orion Parque, inicialmente denominadas como A, B, D e E, recebam uma nomenclatura que homenageiem empresários e personalidades pioneiras na consolidação do parque, trazendo desenvolvimento tecnológico para a região serrana de Santa Catarina.
Uma das sugestões de homenagem é para Mário Hoeller de Souza, o popular Marião, falecido em março de 2022. Vereador em duas legislaturas (1993-1996 e 2013-2016), Marião foi uma importante liderança social em Lages, com um trabalho reconhecido em prol de pessoas com dependência química, sendo fundador e coordenador do Centro de Recuperação Nossa Senhora da Aparecida (Crensa). Foi ainda secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, onde lutava para fortalecer o cooperativismo em Lages.
A segunda homenagem seria para o empresário Marcos Gentil Tortelli, fundador da empresa Tortelli Autopeças, em 1976, expandindo suas atividades e contribuindo para o desenvolvimento da cidade. “Obviamente deverá passar pela Câmara de Vereadores, mas seriam homenagens justas a estas pessoas que lutaram junto para que este sonho fosse realidade, nos trazendo otimismo e esperança no futuro”, comenta o prefeito.
Texto: Aline Tives
Fotos: Fábio Pavan