Fruto de uma missão técnica realizada em Gramado no Rio Grande do Sul em outubro de 2021, o programa “Turismo nas Escolas”, agora denominado “Conhecendo a Serra Catarinense: Uma Jornada Educativa”, terá seu lançamento oficial nesta quinta-feira (27), às 9 horas, no Centroserra Convention Center. Ao menos 200 pessoas são esperadas para o evento que marcará uma nova etapa na formação de qualificação técnica para promoção da Serra Catarinense como destino turístico.
Como um dos principais eixos do Plano Regional de Desenvolvimento do Turismo, o programa terá a missão de capacitar 300 professores e impactar cerca de 50 mil alunos que terão o Turismo como conteúdo escolar. O projeto visa despertar o interesse dos estudantes no sentido de promover o turismo considerando seus impactos sociais, culturais e econômicos
Para o presidente da Amures e prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, o programa será uma semente para o turismo que se almeja no futuro. “Os alunos serão incentivados ao empreendedorismo. Serão exploradores em potencial e em breve, serão os responsáveis pela geração de oportunidades de negócios nessa área”, avaliou.
A parceria que viabilizou o programa, tem o Senac como entidade que irá operacionalizar o programa, a Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures) como apoiadora, o Consórcio Serra Catarinense (Cisama) que é o proponente e coordenador, as Secretarias Municipais de Turismo e as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação dos 18 municípios da região, que integram o Comitê Gestor.
A autora da emenda que permitiu viabilizar o programa, é a deputada estadual Ana Campagnolo, que destinou recursos da ordem de R$ 299.998,97. As prefeituras da Amures entraram com uma contrapartida de R$ 4.290,48 no programa. A proposta consiste em transformar os professores em multiplicadores do conhecimento.
Eles terão acesso às cartilhas e materiais didáticos especialmente desenvolvidos para o programa e abordarão com os alunos, temas como Fundamentos e Tipos de Turismo; Importância da Atividade Turística; Turismo e Mercado de Trabalho e dentre outros, Sustentabilidade e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Texto: Onéris Lopes