“Manejo de Colônias de Abelhas-sem-ferrão” foi o tema da Oficina de Meliponicultura, realizada na tarde desta quarta-feira (24), no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Lages). Como parte da programação da Semana da Agricultura Familiar, a capacitação reuniu em média de 40 pessoas, que receberam uma série de informações teóricas e práticas sobre a atividade.
A oficina foi ministrada por Henrique Bonetti, membro da Sociedade Catarinense de Meliponicultura, considerado um dos maiores conhecedores do assunto em Santa Catarina. Ele demonstrou que a criação das abelhas-sem-ferrão é uma excelente alternativa de geração de renda, especialmente para a agricultura familiar, por não demandar de uma grande área.
“É uma atividade de fácil manejo e sem interferir no tempo a ser dedicado às demais atividades agropecuárias. A meliponicultura ainda tem a vantagem de ser bem aceita pela população e pelo fato de esse tipo de mel apresentar grande valor cultural e ser normalmente utilizado para fins terapêuticos, pelas características medicinais a ele atribuídas”, disse.
Além do mel, ele falou e demonstrou em campo, os subprodutos como própolis, pólen e cera, que apresentam grande potencial como alternativa para auxiliar no sustento em pequenas propriedades rurais. “Essa atividade é boa inclusive, como passatempo e terapêutica às pessoas que buscam contato com a natureza”, declarou Henrique.
A programação da Semana da Agricultura Familiar continua nessa quinta-feira (25), com abertura oficial às 9h no auditório Pinhão na Engenharia Florestal do CAV e várias palestras relacionadas à sucessão familiar rural.
Texto e fotos: Onéris Lopes