São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra, Urubici, Bom Retiro, Rio Rufino, Painel, Lages e demais municípios da Serra Catarinense amanheceram com temperaturas congelantes nesta terça-feira (13). A formação de geada foi generalizada com uma espessa camada de gelo sobre a vegetação.
Em Urupema, considerada uma das cidades mais frias do Brasil, a mínima atingiu -6,47ºC. Em São Joaquim, o termômetro marcou -3,79ºC. Em Bom Jardim da Serra, a madrugada fez -2,2°C, com amanhecer na casa dos -2,9°C. Em Lages, os termômetros marcaram 0,6º à noite e -0,2°C pela manhã.
Os amanheceres desta terça-feira são considerados os mais frios do ano na região. O frio intenso transformou a paisagem em toda a Serra Catarinense. Urupema foi agraciada com um fenômeno natural raro: o Morro das Antenas amanheceu com estalactites, proporcionando um espetáculo visual único e evidenciando o rigor do inverno. A sensação térmica no local chegou a -22ºC, segundo dados da Epagri. Houve geada tanto na cidade quanto no campo, cobrindo a vegetação e os animais, incluindo cavalos e bois, com uma fina camada de gelo.
Os turistas que visitavam Urupema ficaram encantados com o espetáculo natural, que transformou a paisagem e proporcionou uma experiência inesquecível. Em Urubici, a temperatura foi de – 4,6ºC. Em Rio Rufino, -2,66ºC; Bom Retiro, -2,54ºC e
Painel, -2,93ºC.
Por Assessoria de Comunicação AMURES