O Seminário “Patrimônio Cultural na Serra Catarinense: 40 anos de conquistas e desafios“, promovido pela produtora Fazer Gestão Cultural com o apoio do coletivo Memórias que Habitamos e do SESC/Lages, será realizado nos dias 16 e 17de agosto, sexta-feira e sábado, no Centro Cultural Vidal Ramos – SESC.
O Seminário pretende promover e fomentar discussões sobre a proteção e preservação dos bens culturais de interesse público, abordando as temáticas de natureza material e imaterial, como patrimônio arqueológico, arquitetônico, paisagístico, os modos de criar, fazer e viver. Busca ainda debater a gestão do patrimônio cultural nos municípios da Região Serrana, as políticas de preservação, tendo em vista sua salvaguarda, fomento e valorização.
A edição do Seminário “Patrimônio Cultural na Serra Catarinense” comemora os 40 anos do início das mobilizações para a preservação da região. O evento se dará na primeira edificação tombada como patrimônio material da cidade de Lages, o Colégio Vidal Ramos, dando ênfase a importância de um bem protegido, reconhecido e utilizado pela comunidade. Portanto, ao mobilizar a comunidade, este evento desempenha um importante papel na construção de um futuro onde o patrimônio cultural seja respeitado, protegido e celebrado como uma fonte de riqueza cultural e identidade compartilhada.
A proposta cultural está sendo viabilizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura – FCC, por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.
Inscreva-se pelo link: www.even3.com.br/seminario-patrimonio-cultural-na-serra-catarinense
Por Sesc Lages