No início deste mês de setembro, as entidades gestoras Green Eletron e Reciclus, por meio das empresas Weee.do e Amby Service, realizaram o recolhimento de resíduos eletroeletrônicos e de pilhas, baterias e lâmpadas usadas nos municípios de Ponte Alta e Urubici, na Serra Catarinense. Estes resíduos são objeto de logística reversa, que é o instrumento pelo qual os fabricantes destes produtos são responsáveis pelo seu recolhimento e destinação final adequada, após o fim de sua vida útil.
A ação ocorreu com a participação das coordenadoras municipais do Programa Penso Logo Destino Márcia Ferreira Zart em Ponte Alta, e Luciane Domingos e Regiane Pesenti em Urubici, que foram responsáveis pelo recolhimento e armazenamento adequado dos resíduos em seus respectivos municípios. Como é possível observar nas fotografias, o volume de resíduos arrecadado foi expressivo, fruto da participação da população e do empenho das coordenadoras na gestão do programa.
A arrecadação nos municípios foi de:
● Eletroeletrônicos, pilhas e baterias: Ponte Alta – 244 kg; Urubici – 1844 kg.
● Lâmpadas fluorescentes e outras: Ponte Alta – 1873 unidades; Urubici – 374 unidades.
O Programa Penso Logo Destino (PLD) é de responsabilidade do IMA – Instituto do Meio Ambiente – e dedicado a promover e estimular a logística reversa nos municípios catarinenses. Com a integração entre municípios de menor porte é possível reunir um maior volume de resíduos para permitir a logística adequada e a viabilidade econômica para o recolhimento pelas empresas responsáveis (entidades gestoras). Os municípios participam do PLD desde 2022, quando firmaram seus Termos de Cooperação junto ao IMA.
A logística reversa é um instrumento da Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, e além de viabilizar a destinação final adequada para os resíduos sólidos, possibilita a diminuição de custos ao erário público municipal, haja vista que o recolhimento é gratuito, e que a destinação dos referidos resíduos para um aterro sanitário acarretaria em custos.
Na ocasião o município de Urubici foi contemplado pelo IMA com a entrega de um computador montado com peças usadas que seriam descartadas. O Centro de Educação Infantil (CEI) Ana Rodrigues Correa, responsável pela arrecadação do maior volume de resíduos eletroeletrônicos no município, foi a instituição recebedora do equipamento.
Por IMA SC