Você está visualizando atualmente Recolhimento de resíduos de logística reversa na Serra Catarinense

Recolhimento de resíduos de logística reversa na Serra Catarinense

No início deste mês de setembro, as entidades gestoras Green Eletron e Reciclus, por meio das empresas Weee.do e Amby Service, realizaram o recolhimento de resíduos eletroeletrônicos e de pilhas, baterias e lâmpadas usadas nos municípios de Ponte Alta e Urubici, na Serra Catarinense. Estes resíduos são objeto de logística reversa, que é o instrumento pelo qual os fabricantes destes produtos são responsáveis pelo seu recolhimento e destinação final adequada, após o fim de sua vida útil.

A ação ocorreu com a participação das coordenadoras municipais do Programa Penso Logo Destino Márcia Ferreira Zart em Ponte Alta, e Luciane Domingos e Regiane Pesenti em Urubici, que foram responsáveis pelo recolhimento e armazenamento adequado dos resíduos em seus respectivos municípios. Como é possível observar nas fotografias, o volume de resíduos arrecadado foi expressivo, fruto da participação da população e do empenho das coordenadoras na gestão do programa.

A arrecadação nos municípios foi de:
● Eletroeletrônicos, pilhas e baterias: Ponte Alta – 244 kg; Urubici – 1844 kg.
● Lâmpadas fluorescentes e outras: Ponte Alta – 1873 unidades; Urubici – 374 unidades.

O Programa Penso Logo Destino (PLD) é de responsabilidade do IMA – Instituto do Meio Ambiente – e dedicado a promover e estimular a logística reversa nos municípios catarinenses. Com a integração entre municípios de menor porte é possível reunir um maior volume de resíduos para permitir a logística adequada e a viabilidade econômica para o recolhimento pelas empresas responsáveis (entidades gestoras). Os municípios participam do PLD desde 2022, quando firmaram seus Termos de Cooperação junto ao IMA.

A logística reversa é um instrumento da Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, e além de viabilizar a destinação final adequada para os resíduos sólidos, possibilita a diminuição de custos ao erário público municipal, haja vista que o recolhimento é gratuito, e que a destinação dos referidos resíduos para um aterro sanitário acarretaria em custos.

Na ocasião o município de Urubici foi contemplado pelo IMA com a entrega de um computador montado com peças usadas que seriam descartadas. O Centro de Educação Infantil (CEI) Ana Rodrigues Correa, responsável pela arrecadação do maior volume de resíduos eletroeletrônicos no município, foi a instituição recebedora do equipamento.

Por IMA SC