O prefeito Antonio Ceron e o vice-prefeito Juliano Polese, receberam o grupo de empresários do distrito de Beja, na região do Baixo Alentejo, em Portugal, na manhã desta terça-feira (15), com vistas a firmar parcerias institucionais em prol do desenvolvimento econômico dos dois municípios.
Os portugueses estão na cidade a convite do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) de Lages e participarão Seminário Internacional de Administração Rural (SEMIAR) que acontece entre os dias 17, 18 e 19 de outubro na Associação Empresarial de Lages (Acil).
Durante o encontro na prefeitura, o prefeito Ceron destacou a importância de fomentar este tipo de iniciativa. “Recebemos a comitiva com muita alegria e esse intercâmbio de informações e experiências abrirá novos horizontes para firmar parcerias para o nosso município. Ao longo destes oito anos de gestão procuramos manter esse tipo de relação institucional com quem se interessa pelo desenvolvimento da nossa cidade. Por isso, esperamos que eles levem o carinho, hospitalidade e o respeito do povo de Lages”, ponderou o prefeito.
Para o vice-prefeito, Juliano Polese, a visita dos empresários é de extrema importância. “A similaridade entre Lages e a Serra Catarinense com a região do Baixo Alentejo é que fez despertar o interesse dos empresários e isso faz fortalecer ainda mais os laços entre as regiões. É importante que esse vínculo seja mantido para prospectar novos negócios e mais desenvolvimento em ambas as regiões”, destacou.
O SEMIAR tem como principal objetivo oportunizar novos conhecimentos para os agricultores e pecuaristas de todos os tamanhos, por meio do acesso às mais recentes e avançadas estratégias de gestão, apresentadas por especialistas de renome nacional e internacional.
A região do Baixo Alentejo em Portugal tem o agronegócio como base econômica e o projeto do IFSC começou há cerca de quatro anos com o Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (LIDERE) do Instituto Politécnico de Beja e Órion Parque. “Primeiro trouxemos os professores e a presidente do Instituto Politécnico de Beja e fizemos um congresso em Lages. Em seguida, levamos 16 dos nossos estudantes para fazer intercâmbio na disciplina de empreendedorismo e agora chegou a hora de trazer os empresários para Lages e compartilhar essas experiências”, relatou o professor Thiago Meneghel.
Estiveram com o prefeito Ceron o representante de vinícolas José Miguel Almeida, o representante da Associação de Agricultores do Sul do Baixo Alentejo (ACOS), José Saramago de Brito, o presidente da associação dos empresários do Baixo Alentejo, David da Costa Simão, Felipe Fialho Pombeiro e o representante dos distritos do Baixo Alentejo, António Bota.
Texto: Silviane Brum
Foto: Fábio Pavan