Você está visualizando atualmente Desafios para a Gestão Educacional Eficaz no Seminário Estadual da UNDIME em Florianópolis

Desafios para a Gestão Educacional Eficaz no Seminário Estadual da UNDIME em Florianópolis

Nos dias 30 e 31 de outubro no Centro de Eventos do Hotel Cambirela, em Florianópolis, foi realizado o Seminário da UNDIME SC, “Educação em Todos os Contextos”, que tratou de temas relevantes da Gestão Eficaz na Educação Pública Municipal, destacando-se: Experiência Educacional Exitosa do Município de Sobral/Ceará (Herbert Lima – Prefeitura de Sobral), Políticas e Estratégicas do FNDE (Allan Carlos Viegas Serra – FNDE/MEC) e Transição Transparente na Educação Municipal (Auditor Gerson dos Santos Sicca – TCE/SC).

A Serra foi representada pelo Coordenador de Projetos do CISAMA, Professor Carlos Moreira, e pelas Secretárias de Educação e Pedagogas dos Municípios de Capão Alto, Lages, Palmeira, São Joaquim, Otacílio Costa e Urupema, além dos vereadores eleitos Fabiano Padilha e Sílvio José.

Os palestrantes enfatizaram que os resultados de desempenho de alunos(as) e estudantes das Escolas de Educação Básica dependem, acima de tudo, da forma como a gestão educacional se efetiva. Para isso, segundo o Secretário Herbert Lima, “permanentemente devemos monitorar os resultados do processo de aprendizagem, articulando-o com intervenções e formação continuada específicas para professores(as) e diretores(s) escolares”. O que está em causa, segundo ele, “é assumir o desafio de fazer com que todos tenham ótimos resultados na escola independente da sua origem social”.

Sobral, no estado do Ceará, com 212 mil habitantes, atingiu o primeiro lugar do país com a nota 9,6 do IDEB em 2023 para os Municípios com mais de 100 mil habitantes. “O que fica cada vez mais evidente é que ser gestor(a) da educação municipal exige saber trabalhar de forma colaborativa, possuir inúmeras habilidades e grande disponibilidade para aprender continuamente”, segundo o Coordenador de Projetos da Educação Municipal do CISAMA. “Não se pode mais aceitar o não aprendizado de estudantes como algo normal, como algo aceitável e até esperado na Escola”, afirmou a Secretária de Educação de Urupema, Professora Rozilene Muniz.

Cabe lembrar que a escolha do futuro Secretário Municipal de Educação deve também levar em conta critérios técnicos para o enfrentamento de inúmeros desafios, especialmente, melhorar as condições de funcionamento de cada unidade de ensino e atingir, principalmente, as metas projetadas de desempenho nas avaliações externas da Educação Básica no país.

Fonte: Cisama