Os trabalhos de substituição das lâmpadas de sódio por luminárias com tecnologia em led, na rede de iluminação pública do perímetro urbano de Otacílio Costa, permanecem a todo vapor. A empresa atualmente responsável pela eficientização e modernização do Parque de Iluminação Pública é a Energy Light, vencedora da licitação. No entanto, as despesas estão sendo custeadas pelo município, através da Contribuição de Iluminação Pública – COSIP.
Conforme Waldir Muniz Galindo, auxiliar administrativo da prefeitura, e que integra a equipe responsável pela coordenação e fiscalização do projeto, cerca de 35% da obra já foi executada. O bairro Igaras foi o primeiro a contar com 100% da iluminação em led. O bairro Bem Morar, por sua vez, está com 90% da iluminação substituída. No bairro Fátima os trabalhos estão com 56% de sua totalidade. Já nos demais bairros, alguns pontos já estão com iluminação em led, principalmente nas ruas e avenidas principais. “Os trabalhos estão ocorrendo de maneira contínua, onde toda semana é disponibilizada uma equipe para trabalhar em prol da iluminação pública”, comentou.
De acordo com o Projeto Básico do Edital de 2023, o Parque conta com 2.698 pontos de iluminação pública, onde já haviam 82 pontos com luminárias led. Até o momento, a empresa prestadora do serviço já efetuou a troca de 1.015 pontos. Atualmente, a equipe está realizando os serviços no bairro Fátima.
Projeto irá proporcionar mais segurança para a população
Para o gerente de iluminação pública do município, Alexandre Odilo Debarba, é importante investir em uma iluminação pública eficiente para garantir o bem-estar e a segurança da população e o desenvolvimento sustentável das cidades.
“O objetivo do projeto visa aumentar a segurança de ruas e praças, reduzindo a criminalidade e proporcionando maior visibilidade para motoristas e pedestres, promover a mobilidade urbana, tornando mais fácil para as pessoas se locomoverem durante à noite e garantindo que às ruas sejam bem iluminadas para ciclistas e pedestres, ajudar a reduzir o medo de caminhar na rua à noite e incentivar a prática de atividades físicas, melhorando também a saúde dos cidadãos otacilienses, melhorar a aparência das áreas urbanas, tornando-as mais atraentes para moradores e visitantes, além de garantir o funcionamento adequado de serviços essenciais, como transporte público, serviços de emergência e comércio noturno”, afirmou Alexandre.
A previsão para a conclusão dos trabalhos é de 24 meses. “Queremos que num período de dois anos todo o perímetro urbano de Otacílio Costa esteja 100% da iluminação pública com luminárias de led, isso vale para todos os bairros da cidade”, ponderou o gerente.
Ganho na economia
O secretário de administração, Alair Xavier, destacou sobre o ganho na economia que será gerado pela iluminação de led.
“Um dos pontos mais importantes será a economia gerada, atualmente município paga energia pública, a troca por led, além dos benefícios já destacado, dará uma economia de 40% aos cofres públicos, tornando o investimento extremamente viável”, avaliou.
Por Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Otacílio Costa