Representantes de 30 entidades com abrangência aos 18 municípios da Serra Catarinense foram selecionadas para participar do programa Alesc Itinerante, instalado no Centroserra Convention Center, nessa terça e quarta-feira. Em nome da Amures, o secretário executivo Walter Manfroi apresentou a entidade e seus respectivos consórcios públicos, com vistas a retomadas de importantes obras estruturantes.
A bancada de deputados estaduais da Serra Catarinense, composta pelos parlamentares, Mário Motta (PSD), Lucas Neves (Podemos), Nilso Berlanda (PL) e Marcius Machado (PL), filtrou dezenas de pedidos de entidades e segundo o presidente da Alesc, Mauro de Nadal, 15 tiveram espaço no plenário nessa terça-feira e outras 15 ocuparão o mesmo espaço na quarta-feira.
“Normalmente são selecionadas apenas 10 entidades, mas aqui abrimos exceção para 30 entidades, tamanha a demanda da região. Essas manifestações são por busca de apoio dos parlamentares e isso é importante porque eles são os representantes das comunidades”, citou Mauro de Nadal. Para abrir os trabalhos da tarde e dar boas-vindas, o prefeito de Lages Antônio Ceron foi chamado a ocupar a tribuna.
Ceron elogiou a iniciativa da Alesc, em descentralizar as sessões e destacou a importância do parlamento na ajuda aos municípios. E entregou ao deputado Mauro de Nadal um volume da coletânea, O Continente das Lagens, do historiados Licurgo Costa.
Em seguida Walter Manfroi ocupou a tribuna para apresentar uma série de reivindicações. Como a conclusão da pavimentação da SC-390 na Serra do Corvo Branco, a ligação de Rio Rufino a Urubici, as vias de acesso às vinícolas, pavimentação entre Anita Garibaldi e Abdon Batista, ligação de Palmeira à Correia Pinto, concessão da Serra do Rio do Rastro e dentre outros, apoio aos projetos do Cisama e Cisamures.
Durante a sessão, vários projetos tramitaram nas comissões, como o PL 283/2024, de autoria do deputado Lucas Neves, que institui o programa Turismo nas Escolas na rede pública estadual de ensino. Outro PL 18/2019, foi de autoria do deputado Nilso Berlanda (PL), que estabelece diretrizes para o licenciamento ambiental e fiscalização de barragens em Santa Catarina.
De autoria do deputado Marcius Machado, o PL 140/2023, que declara a Sapecada da Canção Nativa, de Lages, integrante do Patrimônio Cultural do Estado de Santa Catarina. Vários prefeitos da Serra Catarinense participaram da sessão e aproveitaram para reiterar reivindicações com os deputados. O programa Alesc Itinerante, será descentralizado também para Chapecó nos dias 26 e 27 de novembro.
Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures