Cinco dias depois da visita do prefeito eleito de São Cristóvão do Sul, Jaime Cesca, à usina de pavimentação asfáltica com gestão associada dos municípios da Amures, na tarde dessa quarta-feira (13), foi a vez do prefeito reeleito de Grão Pará, presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna), Helio Alberton Júnior.
Acompanhado do engenheiro civil do Cim-Amurel, Cleiton Gasperin, eles vieram a Lages especialmente para saber como funciona a usina. “O que encontramos aqui foi uma usina a plena produção e modelo para outras regiões do Estado. No consórcio público que fazemos parte na região de Laguna, temos uma unidade como essa, mas que ainda não entrou em operação e saber como essa unidade está produzindo é muito importante para nós”, disse Hélio Alberton.
Os visitantes foram recebidos pelo diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori, o diretor administrativo do Cisama, Evandro Frigo Pereira e o coordenador da usina, Jefferson Vieira. Eles explicaram com detalhes toda a funcionalidade e as formas de operação desde a produção da massa asfáltica até as pinturas de faixas que podem ser realizadas com custo reduzido.
O engenheiro civil do Cim-Amurel comentou inclusive, da possibilidade passar alguns dias acompanhando as operações da usina de asfalto da Amures. “Vivenciar essa experiência é importante para que sejamos mais assertivos ao colocar em funcionamento nossa usina, pois o equipamento é similar ao que temos na Amurel”, comentou Cleiton Gasperin.
A redução de custo do asfaltamento com produção própria da usina, oscila na faixa de 35%. A capacidade de produção é de 120 toneladas de massa por hora e permite que inúmeras obras sejam atendidas simultaneamente com uma economia que a iniciativa privada não consegue ofertar.
Texto/fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures