Capacitar os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS sobre os serviços da Proteção Social Especial com foco no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI e no Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – MSE, dos municípios da Serra Catarinense.
É o objetivo do treinamento que iniciou na manhã de segunda-feira e se prolonga até a tarde dessa terça-feira (19), na Uniplac. Com duração de 16 horas, a formação técnica tem como público alvo, gestores, trabalhadores do SUAS. A coordenação e da assistente social da Amures/ Cisama, Ana Paula Couto.
A assistente social e consultora, Adriana Zanqueta Wilbert Ito, especialista em capacitação de servidores públicos é quem está executando os conteúdos do treinamento. Com abordagens como Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias e dentre outros, Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.
Dinâmicas em grupos ajudam na capacitação. Os envolvidos receberam, também, treinamento em Serviço de Acolhimento Institucional, nas modalidades: Abrigo Institucional; Casa Lar; Casa de Passagem; Residência Inclusiva; Serviço de Acolhimento em República; Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e
Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.
A capacitação é a última desse ano e ajudará os profissionais da Assistência Social diante das possíveis demandas de final de ano, em todos os municípios da Serra Catarinense.