Reunião integra o calendário de estudos e busca avançar na modernização dos filtros de auditoria do Valor Adicionado
Nos dias 26 a 28 de novembro, aconteceu no auditório da Associação dos Municípios do Oeste Catarinense (AMOSC), mais uma etapa das reuniões do Grupo de Auditoria, criado dentro do Grupo de Acompanhamento da Apuração do Valor Adicionado (GAAVA).
O assessor do movimento econômico da Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures), Adilsom Branco, esteve presente no encontro com o grupo que tem como objetivo revisar e modernizar os filtros de auditoria utilizados na análise de informações das empresas antes da apuração do Valor Adicionado.
A auditoria é uma etapa fundamental para garantir que os cálculos estejam corretos, permitindo a identificação de eventuais inconsistências nos dados fornecidos pelas empresas. O trabalho do grupo busca assegurar maior precisão no retorno do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos municípios, beneficiando diretamente a economia local.
Os filtros utilizados atualmente, apesar de essenciais, encontram-se defasados, demandando uma atualização urgente. Desde sua formação, o Grupo já se reuniu em diversas cidades, incluindo Florianópolis, Lages, Joaçaba e, agora, Chapecó. A última etapa desta iniciativa acontecerá na próxima semana, entre os dias 2 e 4 de dezembro, novamente em Florianópolis. O esforço conjunto e presencial visa aprimorar os mecanismos de auditoria do movimento econômico, contribuindo para maior eficiência e transparência no processo de apuração do ICMS.