O comitê gestor do programa “Conhecendo a Serra Catarinense: uma jornada educativa” definiu nessa terça-feira (03), as datas de 3, 4 e 5 de fevereiro de 2025 para capacitar 300 professores que serão os multiplicadores do projeto que tem como meta atingir 52 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino. Os professores serão divididos em três grupos nos municípios de Campo Belo do Sul, Urupema e Lages.
Sob responsabilidade da equipe do Senac de Lages com acompanhamento do comitê gestor do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) e coordenação da assessora de Turismo da Amures, Ana Vieira e do coordenador de Educação do Cisama, Carlos Moreira, as capacitações serão baseadas em quatro cartilhas. Uma para os alunos dos anos iniciais, outra para o ensino fundamental, uma para o ensino médio e uma voltada especificamente aos professores multiplicadores.
Pelo cronograma definido na reunião, o primeiro grupo de professores será recebido em Campo Belo do Sul no dia 03 de fevereiro. A capacitação abrangerá também, os municípios de Capão Alto, Cerro Negro e Anita Garibaldi. A capacitação de Urupema terá abrangência de Painel, Rio Rufino, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Bom Retiro. E a de Lages: Bocaina do Sul, São José do Cerrito, Correia Pinto, Ponte Alta, Palmeira e Otacilio Costa, no dia 5 de fevereiro. Já o lançamento oficial do programa, terá data ainda a confirmar pelo comitê gestor.
O programa “Conhecendo a Serra Catarinense: uma jornada educativa” tem o objetivo de promover o conhecimento e a conscientização sobre o turismo de forma pedagógica e envolvente, integrando atividades que estimulam a curiosidade dos estudantes sobre o patrimônio cultural, natural e histórico de sua cidade e da região.
Segundo Ana Vieira, o programa também busca despertar o interesse pela preservação ambiental, valorização das tradições locais e incentivo ao desenvolvimento de habilidades relacionadas ao setor turístico. “O turismo é um setor fundamental para a economia regional, mas além de seu impacto econômico, é também uma excelente ferramenta de aprendizagem sobre história, cultura e geografia. Essa inserção do turismo no contexto escolar vai criar uma geração de cidadãos mais conscientes sobre a importância do turismo sustentável e responsável”, disse.
A reunião na Amures contou com participação de Mercedes Maria Gevaerd, da Gered de Lages, Fabiana Roeder, consultora do Senac, Leujane Sutil, gestora de turismo de Bocaina do Sul, Maickon Albuquerque, coordenador eduacional do Senac, Antenor Arruda, gestor de turismo de Urupema, Rozilene Muniz, secretaria de Educação de Urupema, Aline do Amaral, da Secretaria de Turismo de São Joaquim e Bianca Matos, também da secretaria de turismo de São Joaquim.
Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures