Você está visualizando atualmente Governo do Estado garante Aeroporto de Correia Pinto no programa nacional de privatizações

Governo do Estado garante Aeroporto de Correia Pinto no programa nacional de privatizações

Após o sucesso na PPP do Aeroporto de Jaguaruna, que será transferido para a iniciativa privada, o Governo de Santa Catarina garantiu que o Aeroporto de Correia Pinto fosse incluído no programa nacional de privatizações. O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral, recebeu da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) a confirmação de que o Aeroporto da Serra Catarinense integra o Programa AmpliAR, projeto do Ministério de Portos e Aeroportos que prevê transferir a gestão de aeroportos regionais para as concessionárias que já operam nos grandes aeroportos do país.

Em audiência com o diretor de Outorgas, Patrimônio e Políticas Regulatórias Aeroportuárias da SAC, Rafael Pereira Scherre, Amaral foi informado que o Aeroporto de Correia Pinto fará parte da segunda etapa do Programa, prevista para ocorrer no segundo semestre de 2025.

“O programa será realizado em etapas e nesta primeira fase estão incluídos os aeroportos da Amazônia Legal e Nordeste. As outras regiões do país serão contempladas na sequência. Mas a concessão de Correia Pinto para a iniciativa privada neste futuro leilão deverá gerar investimentos significativos no Aeroporto, além de gestão privada por décadas”, relata Amaral.

Lançado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, o Programa AmpliAR permitirá que as concessionárias assumam a gestão de aeroportos regionais por meio de um processo competitivo simplificado. As concessionárias poderão incluir esses aeroportos em seus contratos de concessão, tendo como contrapartida reequilíbrios contratuais específicos, como a redução de outorgas ou o aumento de prazos de concessão. O objetivo é modernizar e otimizar a infraestrutura aeroportuária dessas localidades, impulsionando a integração à malha aérea nacional.

“Não sabemos a qual concessionária o Aeroporto de Correia Pinto estará vinculado, mas este modelo aproveita o sucesso das concessões federais para aportar investimentos e gestão nos aeroportos regionais, que não teriam força para serem concedidos isoladamente”, completa Scherre.

Escrito por:

Rafael Matos | SPAF

Rafael Matos, Jornalista e Assessor de Comunicação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias | SPAF – Redes Sociais @spafsc – e-mail: ascom@spaf.sc.gov.br