Você está visualizando atualmente Mais 150 professores são capacitados para serem multiplicadores do programa turismo nas escolas

Mais 150 professores são capacitados para serem multiplicadores do programa turismo nas escolas

A última de três capacitações de professores multiplicadores do programa “Conhecendo a Serra Catarinense: uma jornada educativa”, reuniu 150 educadores nessa quarta-feira (05). O encontro no Centroserra Convention Center, se estende até final da tarde. O desafio é a promoção da educação turística entre crianças e adolescentes com o objetivo de conscientizar sobre a importância do turismo, com respeito ao patrimônio cultural, histórico, ambiental e a sustentabilidade.

Na segunda e terça-feira, as capacitações de professores multiplicadores aconteceram nos polos de Cerro Negro e Urupema, respectivamente. Agora os educadores de mais seis municípios além de Lages, passam a estar aptos a repassar o conteúdo das cartilhas que foram produzidas, especialmente para alunos das séries iniciais, ensino fundamental e médio.

O conteúdo das cartilhas foi apresentado aos professores pelos consultores Mario Aleixo Corrêa da Motta (Marinho) e Fabiana Roeder. A assessora de turismo da Amures, Ana Vieira, e o diretor geral do Senac Lages, Adenilson Varela, comentaram sobre a importância da capacitação e do programa como instrumento no desenvolvimento econômico regional e sua contribuição para o crescimento do turismo.

Vocês professores tem uma grande responsabilidade nesse programa. O turismo não tem fronteiras e conhecer as diferentes experiências turísticas da região e fomentar a economia desse setor é a missão que todos passamos a ter”, disse o secretário executivo da Amures, Walter Manfroi. Da mesma forma, o diretor executivo do Cisama, Selênio Satori, lembrou que o programa de educação o para o turismo faz parte dos planos municiais e regional de turismo e começa a sair do papel.

Na manhã dessa quarta-feira, os consultores demonstraram que educação para o turismo, é ensinar aos alunos sobre a importância do turismo sustentável e responsável. Além de valorizar o patrimônio, incentivar o conhecimento sobre a história, cultura e recursos naturais das comunidades. Os educadores dos três polos que passaram pela capacitação ainda realizarão um city-tour para conhecer e compreender ainda mais sobre os conteúdos das cartilhas.

Já no período da tarde, os professores participaram de oficinas que ajudarão na execução do programa de forma interdisciplinar, facilitando assim os trabalhos escolares que envolverão pesquisas, fotografias, redação, produção de vídeos e conteúdos diversos associados ao turismo.

Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures