Você está visualizando atualmente Cerca de 15 mil crianças e estudantes voltam às aulas na rede municipal de ensino

Cerca de 15 mil crianças e estudantes voltam às aulas na rede municipal de ensino

Ano letivo inicia com quadro de professores completo, as 118 unidades escolares limpas, organizadas e preparadas para receber as crianças e estudantes, além de plano de governo com seis programas para a educação de Lages

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Mutirão, do bairro Habitação, foram recepcionados pela prefeita Carmen Zanotto e pelo vice-prefeito, Jair Junior na manhã desta quinta-feira (6), em ato simbólico para o início do ano letivo de 2025. Cerca de 15 mil alunos, 2.000 professores e 500 estagiárias auxiliares retornaram ao convívio em sala de aula.

A prefeita Carmen destacou o momento alegre e as primeiras metas alcançadas no desafio de qualificar a educação municipal de Lages.  Trabalho que começou bem antes do retorno das aulas. “É com grande emoção que começamos o ano letivo com o quadro de professores completo. Sem o professor em sala de aula, não existe aprendizado e, além disso, todas as 118 unidades escolares foram limpas, organizadas e preparadas para receber nossas crianças e estudantes. Os nossos diretores cuidaram de todos os detalhes para o melhor retorno. Só tenho gratidão a todos que estão comprometidos com a educação no nosso município”, comemora a prefeita.

O secretário Municipal de Educação, Cristian de Oliveira, destacou a importância de fornecer as melhores condições de trabalho aos professores, auxiliares de sala e colaboradores das unidades escolares. “Nosso compromisso, delegado pela prefeita Carmen Zanotto, é o de promover as melhores condições possíveis de trabalho aos nossos profissionais. Isso perpassa por um ambiente limpo, organizado, com uma merenda de qualidade, entre outras coisas. Sozinho ninguém faz nada. Desejo um excelente ano letivo para todos”, enfatiza.

De acordo com o vice-prefeito Jair Junior, educação de qualidade é prioridade de governo e o trabalho realizado pela Secretaria da Educação. “Fizemos um verdadeiro mutirão desde o início do ano para garantir todos os professores em sala de aula e as escolas limpas. Este será um ano de muita evolução na educação em Lages”, afirma.

Kátia Varela, mãe de Caleb Varela, de 11 anos, aluno do 6º ano dos anos finais do ensino fundamental, destacou a expectativa do começo do ano letivo e o ato simbólico realizado na escola. “Este é o primeiro ano do Caleb no Mutirão. Estudei nessa escola quando pequena e hoje, só pelo fato de a prefeita Carmen e o secretário Cristian nos receberem, já mostra o quanto a educação será valorizada em Lages. É algo que nunca ocorreu antes”, diz.

Já o jovem Caleb era só alegria e estava ansioso para começar as aulas. “Tudo pra mim é novidade neste ano, a escola está linda e não vejo a hora de fazer novos amigos”, diz o menino. A Emeb Mutirão possui 525 alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Já o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Mutirão atende 167 crianças da Educação Infantil. Ambas as unidades escolares estão localizadas na Avenida dos Pessegueiros, nº1, bairro Habitação.

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Diogo Schimitz