Você está visualizando atualmente Agricultores participam de oficina para criação da Rota de Sustentabilidade do Pinhão

Agricultores participam de oficina para criação da Rota de Sustentabilidade do Pinhão

Agricultores da Serra Catarinense participaram na última semana, de uma oficina de desenvolvimento oferecida pela Rede de Trilhas de Longo Curso de Santa Catarina. A capacitação que aconteceu no último dia 05, em São Joaquim, faz parte do plano de criação da Rota de Sustentabilidade do Pinhão.

A oficina teve como objetivo apresentar o que é uma trilha de longo curso, a construção coletiva de um roteiro da trilha e a importância do turismo sustentável para a conservação ambiental, preservação cultural e histórica, recreação e lazer. Essa é a primeira de uma série de capacitações que serão oferecidas pela Rede Trilhas SC.

A iniciativa busca desenvolver e implementar aprendizados sobre a sustentabilidade para a Rota do Pinhão, como manejo, plantio, colheita, cultura, turismo rural, gastronomia, crescimento coletivo e natureza conectados, a fim de incluir práticas sustentáveis ao longo do percurso.

Parceria viabiliza Rota de Sustentabilidade do Pinhão

A Câmara Técnica de Meio Ambiente realizou em dezembro de 2024, uma reunião para debater o tema. Na ocasião, foi assinado um termo de Cooperação Técnica entre a Rede Brasileira de Trilhas e o Sindicato Rural Familiar da região de São Joaquim, com o objetivo de criar a Rota de Sustentabilidade do Pinhão.

O percurso passa por propriedades rurais de São Joaquim e de Bom Jardim da Serra ligadas ao Sindicato, partindo do Parque Nacional de São Joaquim. A Rede Trilhas de Santa Catarina esteve presente para falar sobre a Governança da Rede Brasileira de Trilhas no Estado de Santa Catarina.

Essa ação conta com a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Centro Vianei, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Sindicato Rural Familiar de São Joaquim e região (SINTRAF) e o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA).

Por Rede de Trilhas SC