A apresentação do projeto estruturante para elaboração do Plano da Rota Turística Caminho dos Tropeiros, reuniu na tarde dessa terça-feira (25) no auditório da Associação Rural de Lages, empresários, pesquisadores, autoridades e convidados. Além do secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, participaram a Secretária de Turismo de Lages, Ana Vieira, e o gerente regional do Sebrae, Altenir Agostini.
O projeto foi desenvolvido pela empresa Prisma Consultoria em Marketing e Turismo, sob a responsabilidade de Márcia Godinho e Fábio Godoh. Eles detalharam como será o o Plano de Roteirização. “O Projeto do Caminho das Tropeiros tem o propósito da valorização e conservação do patrimônio histórico-cultural da Serra Catarinense, sobretudo, dos corredores de taipas na região da Coxilha Rica, que remontam ao século XVIII”, disse Márcia Godinho. Segundo ela, o desenvolvimento do turismo como ferramenta de conservação, sustentabilidade e incremento econômico desse plano, abrange os municípios de Lages, Capão Alto, Correia Pinto, Ponte Alta e Painel. Ao explicar as etapas do projeto, Márcia Godinho revelou que serão instalados de 24 totens de identificação, seis espaços de contemplação e dois mirantes ao longo do percurso.
A Rota Caminho das Tropas inicia no passo de Santa Vitória, na Coxilha Rica, e se estende até Ponte Alta, por cerca de 160 quilômetros. Além dos corredores de pedras, o percurso contempla 93 sítios arqueológicos, paisagens cênicas, campos, capões, rios e dentre outros atrativos, 13 cemitérios de meados de 1824.
A pesquisadora em Arqueologia do Caminho das Tropas, Ana Lucia Herberts, fez uma ampla explanação sobre a importância da rota. E observou que os corredores foram abertos no século XVIII, com a função de facilitar o transporte das tropas de gado dos locais de criação para os centros consumidores ou distribuidores.
Dentre os resultados esperados do projeto, constam o fortalecimento do destino turístico e cultural, implementação de melhorias, maior distribuição da demanda ao longo do ano, extensão da permanência e do gasto médio dos turistas e especialmente, o incentivo à criação de novos destinos, produtos e serviços turísticos através da rota.
Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures







