A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, será uma das integrantes da missão que estará em Porto Alegre (RS) na terça e quarta-feira dessa semana, em busca de subsídios para implementação do Pacto pela Aceleração Territorial. Iniciativa do Fórum das Entidades Empresariais de Lages, com o apoio da Prefeitura, o pacto tem como premissas a qualidade de vida e o desenvolvimento social, transformação urbana, modernização da gestão pública, integração territorial e dentre outros, a geração, manutenção e atração de talentos regionais.
A comitiva serrana tem representantes de entidades como Sebrae, Associação Empresarial de Lages (Acil), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orion Parque, Fórum das Entidades, Instituto Federal (Ifsc), Associação dos Municípios da Serra Catarinense – Amures, empresários e setor público. Ao menos 20 pessoas integram o grupo na visita ao Pacto Alegre, uma iniciativa de referência em desenvolvimento social, econômico e de governança que inspira o Pacto pela Aceleração Territorial.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, disse que a missão tem o objetivo de conhecer de perto os resultados do Pacto Alegre, sua estrutura de governança e trocar informações e experiências com vistas a colaborar com o Pacto pela Aceleração Territorial da Serra Catarinense. A comitiva será recebida pelo coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, Secretário de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre.
No primeiro dia terão encontros com Ricardo Gomes, Head de Comunicação, Leonardo Gonçalves, Head de Projetos do Pacto Alegre, Pedro Valédio, diretor executivo do Instituto Caldeira, uma entidade sem fins lucrativos, fundada por grandes empresas com o propósito de fazer transformações concretas e positivas no Rio Grande do Sul, através da inovação. E, ainda, com Rodrigo Fantinel, secretário da Fazenda de Porto Alegre e dentre outros nomes, Simone Stülp, Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
A presidente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), Letícia Zereu Batistela, supervisora de Novos Negócios, Liliana Rigon e o analista de Novos Negócios da Procempa, Gerson Barrey realizarão uma imersão com o grupo na quarta-feira pela manhã. Na agenda, ainda consta encontro com Michel Couto para falar sobre Territórios Inovadores Pacto Alegre e com Selma Fraga, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gravataí.
Mês passado, os prefeitos da Amures tiveram reunião com o Comitê Gestor do Pacto e conheceram os objetivos de curto, médio e longo prazo. O encontro com os prefeitos serviu, principalmente, para ter o engajamento dos prefeitos para construção de um plano de desenvolvimento territorial, que terá o desafio de criar mecanismos de cooperação, integrando os municípios num plano diretor integrado da região.
Por Assessoria de Comunicação – Amures