A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação e representantes do Programa Rede de Segurança Escolar, da Polícia Militar de Santa Catarina, ampliaram a parceria das ações de segurança escolar para o ano letivo de 2023. O assunto foi discutido nesta quarta-feira (22 de fevereiro), durante reunião de integrantes do setor de Ensino da Secretaria com policiais militares do programa.
Em 2022, o programa atendia 16 unidades do Sistema Público Municipal de Ensino de Lages, as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) que possuem turmas do Ensino Fundamental – Anos Finais. Este ano, no entanto, a ideia é aumentar para 33 o número de unidades escolares atendidas. Com isso, escolas da área rural do município também serão contempladas.
A Rede de Segurança Escolar está presente nas unidades de ensino municipais desde 2017. O programa busca auxiliar em medidas de segurança da comunidade escolar, com ações de patrulhamento, visita escolar, vistoria preventiva escolar, reuniões, palestras, atendimentos de ocorrências, campanhas educativas, policiamento escolar, entre outras.
Esse trabalho acontece por meio de uma guarnição, ou seja, um grupo de policiais que atua como consultores de segurança junto às equipes diretivas das unidades de ensino. O objetivo é proporcionar, sobretudo, proteção e orientação aos estudantes na prevenção de quaisquer situações que possam interferir nas atividades das unidades de ensino.
Para a secretária municipal da educação de Lages, professora Ivana Michaltchuk, a atuação da Rede de Segurança Escolar tem sido essencial para garantir a segurança e a proteção das unidades de ensino municipais. “Ficamos felizes em ampliar essa parceria para que possamos aumentar a segurança em nossas unidades de ensino”, comentou.
Além da secretária Ivana e dos policiais, participaram da reunião a diretora de Ensino e a coordenadora do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria, professoras Andressa Alano e Lúcia Helena Matteucci, respectivamente.
Texto e fotos: Adecir Morais