Mortalidade infantil reduziu em 47 municípios

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 


Dentro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), está a redução da mortalidade infantil em dois terços. Dos 5.562 municípios, apenas 47 conseguiram diminuir a morte de crianças antes de completarem cinco anos. A queda ocorreu entre os anos de 1991 e 2000. Os dados são do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil.


Dos menos de 50 municípios que conseguiram a façanha, 30 são do Paraná. Apenas municípios do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul conseguiram reduzir a taxa em pelo menos 66,6%, como determinam os Objetivos do Milênio. A taxa de mortalidade aumentou em apenas um município, Itiruçu, na Bahia. Em outras 51 cidades, o problema permaneceu praticamente inalterado, com uma redução inferior a 2%. Destas, 18 são de Mato Grosso e 13 de Goiás.


A assistência à mãe durante o período de gravidez é fator determinante para a queda da taxa. Mortes causadas por diarréias, pneumonias e outras doenças respiratórias podem ser evitadas com cuidados básicos, por isso a qualidade do parto e os cuidados com o recém-nascido são essenciais.


O município brasileiro que mais reduziu a proporção de mortes entre crianças foi Quatro Pontes (PR). A cidade, que tem 3,6 mil habitantes e fica no extremo oeste do Estado, conseguiu diminuir a taxa de mortalidade em 78,6% entre 1991 e 2000. O número de óbitos a cada mil nascidos vivos despencou de 32,8 para 7,0.                         


 


Agência CNM/AMURES