Você está visualizando atualmente Prefeitos priorizam a Serra do Corvo Branco

Prefeitos priorizam a Serra do Corvo Branco

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 


A primeira reunião descentralizada da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), realizada durante a tarde desta sexta-feira, em Urubici, contou com presença de 16 dos 18 prefeitos. As únicas ausências foram dos municípios de Bom Jardim da Serra e Otacílio Costa, cujos prefeitos estavam viajando. Os prefeitos estabeleceram como meta, a ligação asfáltica da SC-427 ligando a Serra Catarinense ao litoral sul, passando pela Serra do Corvo Branco. Pleitos serão intensificados junto ao governo do Estado não apenas para o início das obras, mas para sua continuidade sem interrupções. O presidente da Amures, disse que além do turismo a rodovia pavimentada será o caminho mais próximo para escoar a produção agropecuária. “A região não pode mais esperar por esta obra”, defendeu Newton Stélio Fontanella.


Os prefeitos foram unânimes em afirmar que intensificarão as cobranças junto ao governo para que seja asfaltada com o máximo de brevidade a rodovia entre os municípios de Urupema, Rio Rufino, passando por Urubici e ligando ao município de Grão Pará. São aproximadamente 40 quilômetros de pavimentação.


Foi discutido também durante a Assembléia, a construção de uma rede ferroviária que ligaria a Serra Catarinense ao litoral passando por Urubici. O desafio maior será a abertura de um túnel na Serra do Corpo Branco. Desta forma a produção agrícola poderia ser escoada via férrea. A mesma estrada de ferro liga hoje Lages a Porto Alegre.


Dentre os encaminhamentos tirados pelos prefeitos, consta o Planejamento Regional via Satélite. A proposta consiste em obter mapas de georreferenciamento das florestas, malhas viárias, áreas agrícolas, rios e informações diversas que permitirão a execução de planos diretores dos municípios. “Será algo totalmente inovador. Este sensoriamento remoto é feito por satélites. É o meio mais moderno de se obter informações precisas de diferentes situações sejam ambientais ou de planejamento”, frisou o presidente da Amures.


A criação de um Conselho Consultivo de prefeitos, que ajudará o presidente da associação nas decisões de maior peso foi aprovado por consenso. Os prefeitos fizeram a apreciação das contas da associação referentes a 2005, que teve superávit. Foi apresentado o balanço dos R$ 400 mil canalizados via Eletrosul e empregados em situações emergenciais dos municípios e tratado de questões internas como a disponibilização mais ampla do serviço de assessoria jurídica aos municípios.