Você está visualizando atualmente Consórcio terá recursos do Estado

Consórcio terá recursos do Estado

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 


A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, participou ontem (11/09) de reunião no auditório da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). Ela falou sobre a liberação de recursos para incrementar os serviços pelo Consórcio de Saúde. O montante de dinheiro a ser investido será apurado a partir da pactuação da demanda regional. Segundo a coordenadora do Consórcio, Nalú Terezinha Júlio, o valor estimado é da ordem de R$ 40 mil mensais. É que já existe um levantamento prévio de produção de serviços realizados nos 19 municípios abrangidos pela associação.


Até o mês passado, os serviços do Consórcio de Saúde eram mantidos apenas pelas prefeituras. Com o reconhecimento e credenciamento pela secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde, o Consórcio passa a receber recursos extras para ampliação do atendimento. A portaria que dá os novos direitos ao Consórcio foi entregue pela secretária Zanotto ao presidente da Amures, Jair José Farias.


O apoio financeiro do Estado para o Consórcio será per capta e cada município terá um quantitativo determinado para exames de média e alta complexidade e atendimentos especializados. “Os méritos são dos municípios. Aquilo que o Consórcio investir a partir de agora retorna de acordo com a tabela de valores do Sistema Único de Saúde. O Consórcio passou a ser uma unidade prestadora de serviços, como são as clínicas e os hospitais”, exemplificou Zanotto.


Inclusive alguns serviços que não estão disponibilizados pelo Sus, poderão ser feitos pelo Consórcio de Saúde. A secretária Zanotto reconheceu ainda, que o Consórcio de Saúde é um modelo bem sucedido para Santa Catarina e os demais sete consórcios do gênero em processo de reconhecimentos no Estado, podem se espelhar no da Amures. Para Jair Farias, o credenciamento dos serviços do Consórcio permitirão ampliar em pelo menos 40% o atendimento.


“Nos pequenos municípios, o atendimento de saúde seria impossível sem o Consórcio. A partir desta nova fase pretendemos diminuir ainda mais as filas de espera”, afirmou o presidente da associação. A estimativa inicial é que sejam investidos anualmente R$ 480 mil do Estado no Consórcio de Saúde da Amures.