Obras do PAC serão contratadas até julho

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

Até o final do mês, o governo federal pretende concluir as negociações com os 26 estados e o Distrito Federal em relação aos projetos de saneamento e habitação incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O anúncio foi feito na segunda-feira (14) pela ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, na abertura do 19º Fórum Nacional, promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio.
A ministra adiantou que esta semana serão encerradas as negociações com oito estados. "Vamos contratar entre junho e julho todas as obras de saneamento e habitação de interesse social", afirmou a ministra. Os investimento para estas duas áreas no PAC alcançam R$ 55,9 bilhões.
Segundo a ministra, o governo quer nas áreas de saneamento e habitação projetos existentes e projetos novos estruturantes.
A ministra Dilma Rousseff disse que o PAC é um projeto que depende de fóruns como o Fórum Nacional para o seu aperfeiçoamento e prestação de contas. Ela considerou fundamental esse processo de acompanhamento, para que a questão do investimento no país seja renovada. "Nós temos que reconhecer que elas não estavam na pauta da União, dos estados e dos municípios porque dependiam de um ajuste".
Dilma Rousseff assegurou que esse ajuste foi realizado pelo atual governo levando à estabilidade econômica e ao ajuste fiscal. Ela disse que hoje há condições no país de se fazer um programa como o PAC, sem ameaçar a estabilidade econômica e a robustez fiscal.