Casa Familiar Rural do Cerrito completa 10 anos

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

Uma escola diferenciada, cujo principal objetivo é qualificar técnica, político e humanamente os(as) filhos(as) dos agricultores para que permaneçam na atividade rural com melhores condições de sucesso depois de formados. Essa é a Casa Familiar Rural (CFR), que funciona com uma pedagogia chamada de alternância, isto é, os alunos permanecem durante uma semana na escola, em tempo integral, retornam para casa para mais uma semana onde buscam colocar em prática o que aprenderam.
Essa seqüência se repete novamente ao longo do ano letivo, com uma semana na escola e outra em casa, de forma revezada. E depois de três anos aprendendo quase tudo o que se faz e se vive na agricultura, os alunos recebem o certificado de conclusão do curso, cuja titulação inclusive é reconhecida pela Secretaria de Estado da Educação referente ao Ensino Fundamental.
A CFR de São José do Cerrito, primeira da região da Serra Catarinense, completa em outubro deste ano 10 anos de atividades. A escola está localizada na comunidade de Santo Antônio dos Pinhos. E tem ainda outro diferencial importante: a ênfase das atividades e dos conteúdos é a Agroecologia, isto é, uma agricultura que respeita o meio ambiente e as pessoas envolvidas (tanto quem produz como quem consome), que prega a utilização de insumos naturais e que preza pela relação direta entre consumidor e produtor.
Atualmente, a CFR de São José do Cerrito dispõe de 30 alunos, em duas diferentes turmas. Enquanto uma turma está na escola, a outra está colocando em prática as atividades na casa dos pais.

Ciclo de Estudos

Para comemorar os 10 anos de atividades da escola, foi realizado no período de 01 a 4 de outubro o 1º Ciclo de Estudos para Alunos da CFR de São José do Cerrito, Cerro Negro e Escola Itinerante "Sempre Aprender".
De acordo com a Secretária Municipal de Educação de São José do Cerrito, Ana Maria Marcon dos Santos, "o ciclo foi uma proposta de parceria entre diversas instituições para oferecer educação continuada aos alunos e ex-alunos da CFR, onde juntos realizaram um projeto de cunho social que possibilitou aos cursistas durante uma semana refletirem sobre a importância da educação do campo", explicou.
A programação do Ciclo de Estudos teve as seguintes atividades. Palestra com o engenheiro agrônomo Selênio Sartori, Diretor Executivo do Centro Vianei de Educação Popular, com o tema: "CFR – 10 anos f azendo história"; exposição com Pedro Marcos Ortiz, Secretário de Administração e Planejamento da Prefeitura do Cerrito, com o tema: "Permacultura como ferramenta de trabalho".
Exposição sobre "Direitos Previdenciários", com Darceu Corrêa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; palestras sobre "Produção Orgânica" (professor Orival Ribeiro Filho – Cedup Caetano Costa), "Educação Sexual" (enfermeira Kelly Cristhyna Pinheiro – da Secretaria de Saúde do Cerrito), "A Importância da Família na Educação Escolar (professora Maria Iolanda – Secretaria de Educação do Cerrito), "Educação Ambiental" (professora Estela Maris Agostini – Uniplac), "Agrofloresta" (agrônomo Marcos Copacheski – Centro Vianei – Lages) e "Cooperativismo e certificação de produtos agroecológicos" (Anderson Correa Gonçalves – Monitor da CFR).