Você está visualizando atualmente Setor Florestal discute crise em encontro na Amures

Setor Florestal discute crise em encontro na Amures

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
Setor Florestal discute crise em encontro na Amures

 

 

Mais de vinte empresários do setor de base florestal da Serra catarinense, estiveram reunidos nesta segunda feira na Amures, discutindo a pauta do encontro que vai acontecer quinta feira em Correia Pinto, às 17h00 na Câmara de Vereadores.

 

A crise mundial atingiu o setor, que atravessa um dos piores momentos na sua economia. Segundo os florestadores mais experientes, nem mesmo a queda do dólar em 2006, com a insegurança cambial da época, que desempregou mais de mil e trezentos trabalhadores na região, apresentou um cenário tão desanimador para o setor.

Atualmente 42,25% da riqueza da região da Amures é gerado pelo setor de base florestal.

 

No último dia 13 de março, a empresa Klabin, maior compradora da região, cessou a aquisição de pinus e anunciou a paralisação total do plantio de florestas.

Por isso, nesta quinta feira, o setor se reúne em Correia Pinto, município mais prejudicado, para discutir alternativas que possam amenizar a crise, que já se instalou. Os empresários são unânimes em afirmar que a saída para médio e longo prazo, é buscar novas alternativas de plantio, evitando a monocultura.

 

Na reunião desta quinta será discutido o restabelecimento da parceria com a Klabin(Otacílio Costa e Correia Pinto) ; agendar reunião com o governador Luis Henrique da Silveira, estoque regulador de cavaco, o impacto social com as medidas tomadas pelas empresas e a formação de um Conselho Florestal, para permanentemente discutir o setor e suas alternativas.