Você está visualizando atualmente Cartilha incentiva e orienta nota de produtor rural

Cartilha incentiva e orienta nota de produtor rural

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     Incentivar a relação de negócios e possibilitar o aumento do retorno do movimento econômico para os municípios da Serra Catarinense. São alguns dos objetivos da cartilha Guia da Nota de Produtor Rural, que foi entregue esta semana, aos membros do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter), em reunião na sede da Amures. Participaram do ato o assistente técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maurício Weidgenant e o diretor da Secretaria Regional de Lages, Juarez Matos.
São 4.500 exemplares que foram organizados pela Amures em parceria com o Centro Vianei de Educação Popular e Secretaria de Estado da Fazenda. O repasse das cartilhas acontece pelo número de cadastros de produtores por município. São José do Cerrito foi quem mais recebeu exemplares. Foram 620 cartilhas e Palmeira o que menos recebeu. Foram apenas 85 unidades.
De acordo com o secretário executivo da associação Gilsoni Albino, um quarto dos produtores terão acesso a esta primeira remessa. "Os demais estamos buscando recursos para reeditar a cartilha até atingir a totalidade de produtores". O coordenador do Codeter, Selênio Sartori, disse que está preparando proposta ao Sicoob e ao Senar para patrocinarem a multiplicação da cartilha.
Na reunião dos prefeitos semana passada o presidente da Amures, Renato Nunes de Oliveira, mostrou a cartilha e pediu prioridade no repasse aos produtores. Ao entregar um exemplar ao prefeito Rivaldo Macari, Renatinho disse: "nossa missão é fazer com que este documento chegue às mãos do homem do campo".
A distribuição das cartilhas será feita no posto de distribuição de nota fiscal nas prefeituras. Além da orientação e da importância da emissão da nota de produtos, a cartilha tem um modelo de guia de recolhimento ao INSS e um modelo de livro caixa para controle de operações de compra e venda.
Na reunião do Codeter esta semana, o assistente técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maurício Weidgenant, disse que a Serra Catarinense é pioneira com a cartilha. "Este modelo será levado para o Maranhão, Pará, Piauí e Mato Grosso do Sul, para que implantem esse sistema que é exemplar", afirmou.
A referência da cartilha será levada também para outros colegiados de territórios rurais para incentivar o produtor a usar a nota fiscal nas relações de compra e venda.