Você está visualizando atualmente Mais de 6 mil participam do V Seminário Internacional de Defesa Civil

Mais de 6 mil participam do V Seminário Internacional de Defesa Civil

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Está acontecendo em São Paulo o V Defencil (http://www.defencil.gov.br/), seminário internacional de defesa civil. 

Na abertura oficial com 6 mil inscritos de 23 estados do Brasil, estavam ainda representantes de 10 países, 5 de língua portuguesa e outros 5 da América Latina, além do Ministro da Defesa Civil e vice Governador do Estado de SP entre outras autoridades.

Representando a região da AMURES estão Cesário Flores e Aníbal da Defesa Civil de Lages, Capitão Ariovaldo do corpo de Bombeiros de Lages, Juliana Omura da Prefeitura de Correia Pinto e o Secretário Executivo da AMURES  Gilsoni Albino. 

A programação inclui mais de 100 eventos entre mini-cursos, palestras, treinamentos e reuniões paralelas com renomados cientistas, consultores e técnicos membros da defesa civil de várias regiões do país. 

Por exemplo, no Seminário Nacional de Mudanças Climáticas e SC é destacado o tempo todo, infelizmente os estudos apontam que a partir do aquecimento global (natural ou acelerado pelo homem)  nosso estado (litoral principalmente) já considerada área de rota dos furacões. Outra previsão é que teremos chuvas intensas e concentradas com maior freqüência neste século em todo Estado, isto é irreversível. 

Já no mini-curso de normas técnicas pudemos acompanhar a apresentação do corpo de bombeiros que participa do núcleo de Normas Técnicas Brasileiras, para a formulação do padrão das normas contra fogo, entre as novas normas estão válvulas e mangueiras que pessoas de pequeno porte não treinadas poderão utilizar, visando ação até a chegada dos bombeiros. 

Vale a pena conferir também a demonstração de equipamentos, como os caminhões com escadas hidráulicas de 48 metros de altura, ou ainda as barracas sobre botes infláveis, hospitais de campanha e podemos conhecer até um caminhão-cozinha que é levado pelos aviões da FAB para locais de grandes desastres na elaboração de refeições e ainda robôs que Petrobras utiliza para áreas que o homem não pode chegar.  

O compromisso da equipe que representa os Municipios da AMURES por solicitação do Presidente Renato Nunes devem ao no final do encontro  levar os materiais para os demais municípios, bem como ver a viabilidade de ações que podemos planejar e principalmente ações que evitem perdas de vidas ou prejuízos econômicos.