EX-PREFEITO DE LAGES e ex-presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) de 13 de agosto de 1969 a 13 de março de 1973, Áureo Vidal Ramos, o "Nuta", morreu em Florianópolis na segunda-feira (23). O prefeito de Lages e presidente atual da Amures, decretou luto oficial de três dias e lamentou a perda de um político que muito contribuiu por Lages e toda região serrana.
Áureo Ramos tinha 84 anos e estava doente havia anos. Sofria de alzheimer. Ele se mudou para Florianópolis logo depois de deixar a prefeitura de Lages em 1973. Foi o último Ramos a comandar a principal cidade serrana. A pedido da família o corpo de Áureo Ramos foi cremado no final da manhã desta terça-feira (24) em Balneário Camboriú.
Nascido em 1925 foi um político influente. Seguiu a vertente da família Ramos, que por mais de uma década ocupou os principais cargos políticos da cidade de Lages, de Santa Catarina e até do Brasil, já que Nereu Ramos foi o único catarinense a ocupar o cargo de presidente da república.
Áureo iniciou sua vida política no Partido Social Democrata (PSD), mas chegou à prefeitura quando estava filiado à Arena. Na época existiam apenas dois partidos políticos no Brasil. Além da Arena apenas o MDB, que depois tornou-se PMDB.
Conhecido pelo apelido de Nuta, Áureo também foi eleito por duas vezes deputado estadual. Foi o 19º prefeito da cidade e entregou a prefeitura para Juarez Furtado. Logo depois passou a morar em Florianópolis e nos últimos anos lutava contra o Mal de Alzheimer.
Desde 1973 nenhum integrante da família Ramos voltou a ocupar o cargo de prefeito. A política levou os Ramos a vários locais do estado e do Brasil e naturalmente muitos descendentes não voltaram para o local onde a família possui suas raízes.
Áureo Ramos foi o terceiro presidente da Amures. Recebeu o comando da associação do joaquinense Egídio Martorano Neto e passou para urubiciense Fulgentino Neto de Oliveira. Dos 38 prefeitos que já estiveram à frente da Amures, Áureo Ramos é o segundo que faleceu. Antes dele, o joaquinense Prudente Cândido da Silva, o "Tio Pruda", deixou saudades e boas lembranças aos amigos e familiares.
Quem foi Áureo Ramos
• Áureo Vidal Ramos (Lages, 31 de agosto de 1925) foi advogado e político brasileiro.
• Filho de Carlos Vidal Ramos e Elvira de Castro Ramos. Casou-se com Tereza Furtado Ramos, sua prima, filha de Vidal Ramos Júnior e Emília Furtado Ramos.
• Foi deputado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 5ª legislatura (1963 – 1967) e na 6ª legislatura (1967 – 1971).
• Foi prefeito de Lages, de 1969 a 1973.