Você está visualizando atualmente Leonel Pavan assume comando do Governo de Santa Catarina

Leonel Pavan assume comando do Governo de Santa Catarina

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     LEONEL Pavan tomou posse como governador de Santa Catarina em sessão solene da Assembleia Legislativa, realizada nesta quinta-feira (25). O ex-vice-governador do Estado assume o cargo com a renúncia de Luiz Henrique, que se afastou em definitivo para cumprir as regras do calendário eleitoral. A carta renúncia foi entregue ao presidente do Legislativo, deputado Gelson Merísio, momentos antes do início da sessão em que Pavan foi empossado. Em seu pronunciamento, o novo governador antecipou que pretende fazer uma gestão de portas abertas e voltadas para atender à população. "Nossas palavras de ordem são responsabilidade e compromisso com as pessoas", afirmou.
Em seu discurso de despedida, Luiz Henrique fez um resumo de seus sete anos à frente do Executivo Estadual, destacando as conquistas tanto na área social quanto no crescimento da economia de Santa Catarina. Ele ressaltou o papel desempenhado pelas secretarias de Desenvolvimento Regional para garantir o sucesso da gestão descentralizada na administração estadual, evidenciando o combate ao êxodo rural e à migração para o litoral. Luiz Henrique relatou conquistas nas áreas da Educação, Saúde e Segurança, observando que a parceria com os deputados na Assembleia foi essencial para os resultados obtidos. "Quero dizer-lhes que só realizamos tudo isso, porque contamos com a parceria dessa Casa, que aprimorou a maioria dos nossos projetos, que foram transformados em lei", disse.
Leonel Pavan garantiu que fará uma administração afinada com o Poder Legislativo, assegurando tratamento igualitário aos 40 parlamentares estaduais. "O Parlamento, com sua ação independente, mas direcionada igualmente aos interesses do Estado, garantiu o suporte firme e constitucional às realizações deste período de governo. Quero compartilhar com os senhores e com as senhoras a minha certeza de que a Assembleia Legislativa continuará a olhar para frente e para um novo horizonte de desenvolvimento dos catarinenses", destacou.
"É um governo de continuidade, não é de mudança. É um ano curto e um ano em que temos que cumprir leis rigorosas, como a lei eleitoral e a lei de responsabilidade fiscal. Temos nove meses e não podemos inventar muito, mas o nosso compromisso será de respeito às pessoas, um governo que vai conversar com as pessoas. Não será um governo de gabinete, nós teremos um governo que vai atender o desejo daqueles que querem viver melhor, principalmente aqueles mais oprimidos, os mais esquecidos. Aqueles que precisam das mãos dos governos, seja municipal, ou estadual", enfatizou Pavan.

Missão ao Japão

O governador Leonel Pavan viaja no próximo domingo (28) para uma missão de cinco dias ao Japão, onde assinará financiamento de R$ 400 milhões com a Jica, a agência japonesa de desenvolvimento. Os recursos vão assegurar investimentos na área de Saneamento, ampliando para 80% da população catarinense atendida com o tratamento e rede coletora de esgotos. Durante a missão internacional de Pavan a Tóquio, assume interinamente o Governo do Estado o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio.

Leonel Pavan

Vereador, prefeito por três vezes de Balneário Camboriú, deputado federal, senador da República e atualmente governador, Leonel Pavan nasceu em Sarandi (RS), em 7 de setembro de 1954. É casado com Maria Bernardete Pavan, pai de Juliana Pavan e Leonel Júnior Pavan. Ainda criança, passou a residir na cidade de Ponte Serrada, no Oeste catarinense. Sua carreira política teve início na Câmara Municipal de Balneário Camboriú, onde conquistou uma vaga no ano de 1981.
Durante seus mandatos como prefeito, Balneário Camboriú recebeu diversos prêmios. A Embratur concedeu à cidade o título de município turístico mais limpo do Brasil; a revista Isto É distinguiu Leonel Pavan entre os melhores administradores do país; o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reconheceu Balneário Camboriú entre as 35 cidades brasileiras que mais investiram na qualidade de vida da criança e do adolescente.
Pavan recebeu também outras importantes condecorações. Em 2003, na capital federal, recebeu a "Medalha do Mérito JK", honraria destinada a personalidades e homens públicos de destaque. No ano de 2005, foi distinguido com a maior comenda do Estado de Goiás, a "Medalha do Mérito Anhanguera". Recebeu, ainda em 2005, o troféu "Ulysses Guimarães" como destaque político do ano, concedido pela Organização dos Parlamentares do Brasil (OPB).

Fonte: Secom/AMURES