O COLEGIADO de Assistentes Sociais das Associações de Municípios (COAS), cuja entidade a Amures é representada pelo assistente social Lauro Santos, esteve reunido nesta segunda e terça-feira em Florianópolis. A presidente e assistente social da FECAM, Janice Merigo, conduz as discussões sobre a nova eleição do colegiado, o II Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social, que ocorre em maio e, também, a solicitação da Secretaria de Estado da Assistência Social, para que os municípios criem um CNPJ próprio para o Fundo de Assistência Social.
Além da pauta, o colegiado estará estudando a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais, o protocolo de gestão e as orientações sobre a implantação dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), para assessorar a organização e implantação nos municípios catarinenses. O diretor executivo da FECAM, Celso Vedana, conversou, no início da tarde da segunda-feira (26), com os participantes.
A maioria das associações de municípios conta com um assistente social que assessora os municípios nesta área, principalmente na efetivação da Política Nacional de Assistência Social e na implantação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Janice está satisfeita com a participação dos municípios, que debatem os temas apresentando no encontro suas experiências regionais. "Precisamos fortalecer nosso colegiado, fortalecendo automaticamente a política de assistência social nos municípios. Quando no município se investe em recursos humanos para atuar na proteção social básica (prevenção), por meio dos CRAS, menos vai precisar investir e alocar recursos para a média e alta complexidade", garante.