O presidente da República Luís Inácio Lula da Silva confirmou presença na XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Lula não participará da abertura oficial porque estará em uma viagem internacional. Ele retorna ao Brasil na noite de quarta-feira e participa da cerimônia de encerramento da XIII Marcha na quinta-feira, 20 de maio, pela manhã.
Além da participação do presidente no último dia, a Marcha deste ano tem outros diferenciais em relação às últimas edições como a participação dos pré-candidatos à presidência da República e uma Comissão Geral no Plenário da Câmara dos Deputados para discutir a regulamentação do financiamento da Saúde no Brasil.
Este ano, para facilitar o acesso dos participantes ao encontro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) abrirá o credenciamento na segunda-feira, 17 de maio. Quem estiver interessado em agilizar o atendimento, pode participar do primeiro dia de atividades sem enfrentar filas.
Destaques da programação:
Terça-feira, 18 de maio
Depois de abertura oficial, o plenário abre espaço para discussões sobre matérias que tramitam no Congresso Nacional e geram impacto direto nos Municípios. À tarde, acontecem informes e debates sobre temas de interesse dos gestores municipais e um Fórum de Vereadores e outro de Vice-prefeitos.
Três oficinas temáticas – Saúde, Educação e Finanças – e a entrega do prêmio aos melhores colocados no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) encerram o primeiro dia de atividades.
Quarta-feira, 19 de maio
Convidados pela CNM, os pré-candidatos à presidência da República devem marcar presença na XIII Marcha durante a manhã. À tarde, o plenário da Câmara dos Deputados será palco da Comissão Geral para debater o financiamento da Saúde, previsto pelo PLP 306/2008. Reuniões com as bancadas parlamentares encerram o segundo dia.
Quinta-feira, 20 de maio
Pela manhã, está previsto lançamento do grupo de trabalho da CNM para a construção de uma proposta de redefinição do Pacto Federativo. Às 10 horas, ao lado de Lula, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, encerra mais uma edição do maior encontro municipalista da América Latina.
Fonte: CNM/AMURES