Você está visualizando atualmente Ciclo de Estudos do TEC mobilizou quase 300 pessoas em Lages

Ciclo de Estudos do TEC mobilizou quase 300 pessoas em Lages

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

    

      ENCERROU em Lages nesta quinta-feira, a programação do XII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). Quase 300 pessoas participaram do evento nas instalações da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O evento tem como objetivo orientar gestores públicos municipais visando à boa aplicação do dinheiro público, de acordo com as leis.
Dos 18 prefeitos da região da Amures, 13 participaram do Ciclo, além de dezenas de vereadores, secretários municipais de governo e diretores de repartições públicas. O diretor executivo do Instituto de Contas do TCE, João Luiz Gatringuer explicou que o Ciclo de Estudos é voltado aos gestores e servidores públicos municipais. "Esse ano temos dois tipos de orientações. A primeira dirigia aos agentes políticos, que são prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais e diretores. A segunda orientação foi voltada aos técnicos das prefeituras. Todos podem ser responsabilizados", alertou João Gatringuer.
A orientação técnica, ocorreu durante todo o dia e teve quatro opções de oficinas temáticas – "contabilidade", "controle interno", "licitações, contratos, obras e serviços" e "atos de pessoal" – para os participantes escolherem, de acordo com seu interesse. De acordo com o presidente da Amures, prefeito de Cerro Negro, Janerson Delfes Furtado, o Ciclo foi uma oportunidade para se buscar conhecimento. "A equipe técnica dos municipais tem de estar sintonizados com as orientações do Tribunal de Contas. Só assim, haverá uma melhorar do resultado da gestão pública, observou.
Só das oficinas temáticas, mais de 200 pessoas participaram. O evento foi realizado em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e por onde passou teve sempre o apoio das associações de municípios.