OS INTEGRANTES do Programa Empreendedor Rural participam hoje (18), da primeira Feira do Empreendedor Rural. As atividades acontecem em São Joaquim, na Praça Cesário Amarante, das 09h às 17h. O objetivo da feira é desenvolver na prática os conceitos de comercialização, mercado consumidor e formação de preços.
Durante a feira, cada produtor irá comercializar os produtos que acha relevante em sua propriedade. Nós não estipulamos o que cada participante irá trazer, justamente para que eles identifiquem os produtos que podem comercializar e para que apliquem as técnicas de venda dos produtos ao consumidor, explica Daíse Beltrame Pereira, gerente financeira do Sindicato Rural de São Joaquim.
A Feira do Empreendedor Rural é aberta a comunidade que poderá prestigiar os produtores rurais e adquirir os seus produtos. É importante que a comunidade prestigie a Feira e os nossos produtores, afirma a gerente.
O Programa Empreendedor Rural desenvolvido em São Joaquim é uma parceria do Sindicato Rural com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – e tem como principal meta capacitar o produtor rural para que ele possa gerenciar a sua propriedade, empreender nos negócios e se desenvolver pessoalmente. No município de São Joaquim 25 produtores rurais participam do programa e já completaram 60% das etapas propostas pelo projeto.
As etapas do Programa Empreendedor Rural são cinco, divididas em 17 módulos que abrangem os seguintes temas:
1. O Programa Empreendedor Rural;
2. O empresário rural e as suas competências;
3. A economia e a renda nacional;
4. Especificidades do setor agropecuário;
5. A família e a propriedade rural;
6. Desenvolvimento humano e organizacional;
7. Planejamento participativo;
8. Globalização e políticas econômicas;
9. Visita em propriedade rural;
10. Cadeias agroindustriais;
11. Estratégias de comercialização;
12. Instituições da agropecuária;
13. O sistema jurídico brasileiro e os relevantes aspectos da legislação agrária;
14. O setor rural e o meio ambiente;
15. A administração da empresa rural;
16. O projeto e as ações futuras;
17. Orientação de projetos.
Esta é a primeira turma do Programa Empreendedor Rural de São Joaquim, mas pretendemos abrir outras turmas para os próximos anos. Este projeto é fundamental para o desenvolvimento dos nossos produtores e da nossa região, pontua Daíse. No ano de 2010 foram oferecidas 44 turmas do programa em todo o Estado de Santa Catarina, capacitando mais de 900 produtores e trabalhadores rurais.