Você está visualizando atualmente Pavan concede direito de recursos hídricos em Lages

Pavan concede direito de recursos hídricos em Lages

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     O GOVERNADOR Leonel Pavan concedeu, na tarde desta quarta-feira (29), autorizações de direito de uso de água para 26 Centrais de Geração de Energia, da Pequena Central Hidrelétrica Pery e da UHE Anita Garibaldi. O evento aconteceu no auditório da Associação Empresarial de Lages (ACIL). O investimento privado é de R$ 1,2 bilhões.
A outorga do direito de uso da água é um instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos, concedida por período determinado de tempo (máximo de trinta e cinco anos, renovável) e sujeita ao cumprimento de condições específicas. É necessária para regularizar o uso do recurso hídrico, com objetivo de acomodar as demandas econômicas, sociais e ambientais por água em níveis sustentáveis.
Na mesma solenidade, foi lançada a autorização do Ministério da Defesa para uso civil do Radar Catarinense de Urubici. "O objetivo deste projeto é a prevenção contra eventos climáticos adversos no Estado", explica o governador Leonel Pavan.
A permissão é para que o governo catarinense possa ter acesso às imagens de satélite do radar meteorológico da aeronáutica, localizado no Morro da Igreja. A liberação das imagens daquele radar é inédita para o uso civil, desta forma Santa Catarina terá um grande aliado no monitoramento dos sistemas meteorológicos que provocam a normalidade ou extremos climáticos, colocando em risco as comunidades e as atividades econômicas do Estado.
Por fim, foi assinado convênio entre a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e Agência de Desenvolvimento da Serra Catarinense (Ageserra) para a ampliação da Incubadora Empresarial do Microdistrito de Base Tecnológica de Lages (MIDILages), incubadora de empresas de tecnologia. O valor do investimento é de R$ 300 mil.
"O que podemos destacar de importante neste convênio é a capacidade de criar e ampliar as empresas tecnológicas", relata o presidente da Fapesc, Antônio Diomário de Queiroz. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo César da Costa, hoje são 10 empresas incubadas e a expectativa é que com este convênio o número dobre.
O governador lembrou que o Governo do Estado tem investido em tecnologia, relatando que nesta quarta-feira (28), inaugurou o primeiro prédio do Sapiens Parque, o Inovalab, em Florianópolis. "Quando investimentos em tecnologia, temos retorno em impostos garantido para outros setores como saúde, educação e segurança", define Pavan.
Inaugurada em maio de 2005 e instalada na Uniplac, a MIDILages caracteriza-se por ser uma incubadora de empresas de Base Tecnológica, que apóia projetos de incubação e pré-incubação, atuantes em setores tecnologicamente dinâmicos e que tenham na inovação tecnológica o diferencial de seus negócios.