Você está visualizando atualmente Assistentes sociais são capacitados na AMURES

Assistentes sociais são capacitados na AMURES

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     ASSISTENTES sociais e profissionais com atuação em Previdência Social de toda região serrana participaram esta semana, de uma capacitação técnica sobre procedimentos previdenciários.
O evento com mais de 50 participantes aconteceu na quinta e sexta-feira, no auditório da Amures e teve como orientador, Miguel de Lima Tavares, da Gerência Executiva do INSS em Florianópolis. O curso foi o primeiro realizado fora da sede do INSS foi trabalhado especialmente, noções aprofundadas sobre orientação para benefícios de previdência.
Miguel Tavares explicou detalhadamente as quatro modalidades de aposentadorias existentes. A por idade, por tempo de contribuição, invalides e especial. Falou também dos auxílios reclusão, doença e benefícios como salário maternidade, pensão por morte, salário família e auxílio acidente.
Ele observou que o auxílio acidente se trata da uma indenização. E explicou que no caso de auxílio acidente para trabalhador que se acidenta na atividade, o sistema funciona como indenização em caso de incapacidade e paga 50% do valor do benefício como aposentadoria.
Segundo estimativas da Previdência Social, de cada dez cidadãos, quatro estão fora da previdência. "O problema maior é a falta de informação", atribui Miguel Tavares. Sobre as fila para perícia médica, ele aponta a rotatividade de profissionais como culpada pelo atraso nas avaliações. "Os médicos ficam pouco tempo trabalhando para a Previdência Social", justifica.
O assistente social responsável pelo evento, Lauro dos Santos disse que o curso nasceu da grande demanda de pessoas que necessitam de auxílios e benefícios da previdência na região. "Não temos dados oficiais, mas sabemos de um enorme contingente de pessoas que desconhecem seus direitos", frisou Lauro dos Santos.