Você está visualizando atualmente Governador pede que prefeitos definam prioridades regionais

Governador pede que prefeitos definam prioridades regionais

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     PELA PRIMEIRA vez na região depois de ter sido empossado, o governador Raimundo Colombo pediu aos prefeitos da Amures no sábado (8), para eleger as prioridades macrorregionais e apresentar em maio ao governo, num encontro com data a ser definida.
A recomendação se deu em fase ao pedido do prefeito José Nerito de Souza pleitear ao governador a pavimentação do acesso ao distrito de Santa Isabel, onde aconteceu no final de semana a 44ª edição do Rodeio do CTG Mangueira Velha. O prefeito joaquinense entregou um documento ao governador e antecipou que a rodovia que liga Santa Isabel à Urupema será uma das prioridades elencadas pelos prefeitos.
São apenas doze quilômetros da SC-438 ao perímetro urbano de Urupema. Até Santa Isabel são sete quilômetros e a justificativa do prefeito é de que tendo asfalto, o número de visitantes que hoje passa das 15 mil pessoas mais que dobraria em eventos como o rodeio do Mangueira Velha. "Aqui será um dos eixos de fomento ao turismo na região. Será um dos corredores do vinho porque passa por Santa Isabel, Pericó e Cadete, onde estão as maiores vinícolas", justificou o prefeito.
Ao elogiar a organização da Festa do Mangueira Velha, Colombo disse que o evento fortalece o tradicionalismo, o folclore, a música, a dança e a gastronomia, que são as maiores representações do turismo. "Vamos trabalhar para que esta cultura se fortaleça. Só peço a compreensão de todos neste início de governo", declarou lembrando que o governo tem um compromisso especial com o desenvolvimento da região serrana.
Colombo deu um abraço no presidente eleito da Amures, Rivaldo Macari, como um gesto de apoio às causas regionais. É que Bom Jardim da Serra foi o único município da região que Colombo não fez a maioria dos votos no pleito passado. E disse, "em maio quero voltar aqui e colher as prioridades regionais com cronograma recursos e execução de obras".
O governador pediu aos prefeitos que indiquem a prioridade numero um. E as demais, dentro dos setores da economia mais importantes para o desenvolvimento regional. O que deixou claro Colombo é que a região deve se organizar, definir uma cronologia de tempo e de recursos para desencadear ações fortes que desenvolvam a Serra Catarinense.

Mangueira Velha abre temporada de rodeios

A festa tradicionalista mais antiga de Santa Catarina atraiu à Santa Isabel mais de 15 mil pessoas, desde quinta-feira, quando foi servido o tradicional carreteiro com churrasco de ovelha. Mais de 180 CTGs prestigiaram o evento que tem como uma de suas principais características a presença do governador do Estado.
Durante mais de três meses, os organizadores prepararam o parque para receber bem os visitantes e as autoridades. Além do tradicional torneio de laço, foi realizada a 14ª Sesteada da Canção Nativa, um festival de músicas tradicionalistas da mais alta qualidade. O patrão do CTG Mangueira Velha, Albanês Sá, disse que o número de barracas no camping repetiu o do ano passado, em cerca de 1.700 acampamentos.
"Já conseguimos em Santa Isabel 309 equipe de laçadores. Número recorde no Estado, o que prova que o Mangueira Velha tem uma integração muito grande com todos os CTGs. O Mangueira Velha é uma grande família e trata os convidados como irmãos. É esse nosso diferencial", disse Albanês Sá.
No carreteiro que marcou a abertura do rodeio foram servidos 150 quilos de arroz, 200 quilos de frescau e carneadas 35 ovelhas. Foi tanta fartura que sobraram churrascos de ovelha. A chuva sábado à noite não atrapalhou a programação da festa e quem frequenta Santa Isabel que abre todo ano a temporada dos grandes rodeios do Estado, se divertiu com os vários atrativos.