A PRIMEIRA ação prática do projeto Nascentes do Futuro, que prevê a recuperação de nascentes de água cujas áreas estão ameaçadas pela ação do homem começou a sair do papel nesta quarta-feira, no município de Painel. O prefeito José Belizário Andrade, o "Tungo", recebeu da equipe técnica da Amures o levantamento de campo realizado com GPS. Também foi orientado sobre o trabalho que se inicia nos próximos dias para recuperar uma das nascentes responsáveis pelo abastecimento de água da população urbana de Painel e que deságua no rio Caveiras.
A reunião aconteceu no gabinete do prefeito e a propriedade selecionada fica próximo do perímetro urbano. O que explicou a bióloga da Amures Nadia Boff, é que a proposta consiste em transformar Painel em modelo de recuperação de nascentes. "Já temos as nascentes localizadas e sabemos qual a real situação delas. Agora elas serão cercadas e refeito o plantio de espécies nativas", disse a bióloga observando que o trabalho será focado inicialmente em apenas uma nascente.
Num raio de 50 metros ao redor de cada nascente de água, não poderá haver acesso algum. Por isso que elas serão cercadas. Desta forma o projeto prevê que mais de dez hectares de florestas degradadas em áreas de preservação permanente, onde se situam sete poços artesianos e 13 nascentes que abastecem cerca de 70 mil habitantes em toda região, passarão pelo processo de recomposição natural.
O prefeito elogiou a iniciativa e se comprometeu em dialogar com o proprietário do terreno onde será implantada a primeira proteção de nascente. Paralelo a esse trabalho serão capacitadas 36 professoras de escolas da rede pública municipal para desenvolver atividades de educação ambiental com quatro mil estudantes.
"Será um imenso desafio, mas que precisa ser encampado pela região porque a escassez de água é uma preocupação permanente", disse José Belizário Andrade. A proteção das nascentes de água só será possível pela parceira que a Amures firmo com o Ministério Público Estadual, a Baesa e o Consórcio de Saneamento e Meio Ambiente (Cisama).