O GOVERNADOR Raimundo Colombo transmitiu o cargo ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira em ato no hall do Centro Administrativo, em Florianópolis, nesta sexta-feira (13). "É com alegria que pratico este ato por reconhecer neste cidadão catarinense, meu amigo Eduardo, todas as qualidades necessárias para governar Santa Catarina", afirmou Colombo. O evento reuniu diversas lideranças políticas, como secretários de Estado, secretários de desenvolvimento regional, deputados estaduais e federais e o prefeito de Florianópolis, Dário Berger. Durante a cerimônia, também foram realizados diversos atos públicos de melhorias na infraestrutura, segurança e educação.
A posse de Pinho Moreira se deve à viagem que o governador Raimundo Colombo vai realizar a Alemanha, Espanha, Portugal e Suíça, entre os dias 14 e 27 de maio. Durante a viagem da comitiva catarinense, Colombo quer atrair investimentos estrangeiros, consolidar a imagem de Santa Catarina e buscar inovações tecnológicas. "Sucesso nesta empreitada de trabalho de duas semanas em busca de parcerias e melhorias para o nosso Estado", desejou Eduardo Pinho Moreira a Colombo ao assumir as funções como governador.
Pinho Moreira já inicia os compromissos como governador em exercício ainda neste final de semana, quando no próximo domingo (15), onde estará em Chapecó, prestigiará a final do campeonato catarinense de futebol. "A pedido do próprio governador, estarei presente em várias regiões de Santa Catarina, durante este período, para levar o governo a todo o Estado", explica Eduardo Pinho Moreira.
Ponte Hercílio Luz
A transmissão de cargo do chefe do Executivo também foi marcada por uma série de anúncios para a recuperação da Ponte Hercílio Luz, no mesmo dia em que o cartão-postal completa 85 anos. O governador Raimundo Colombo e o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, apresentaram o projeto de busca de recursos para obras na ponte Hercílio Luz através da Lei Rouanet e outros fundos de patrocínio. Também foi assinado o decreto criando a Comissão de Acompanhamento das obras da Ponte.
Outra obra importante para os catarinenses recebeu atenção durante o ato. Foi entregue, pelo secretário, a ordem de serviço para a realização da pavimentação da segunda faixa da SC-401, que compreende o trecho entre o trevo dos Ingleses e o trevo de Canasvieiras. A licitação da segunda etapa da duplicação da estrada foi vencida pela empresa Setep Engenharia.
Mais segurança
O governador Raimundo Colombo, juntamente com o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, e o diretor-geral do Instituto Geral de Perícias (IGP), Rodrigo Tasso, também entregaram 30 maletas para levantamento de locais de crimes durante a solenidade. Os equipamentos serão destinados aos núcleos regionais de perícias do IGP, assim distribuídos: Criciúma, Florianópolis, Balneário Camboriú, Canoinhas, Joinville, Blumenau, Lages e Chapecó.
As maletas foram adquiridas por compra direta da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e contou com um investimento na ordem de R$ 465 mil. O equipamento possibilita a realização de exames periciais a partir do fornecimento de uma série de dispositivos e reagentes especiais para a perícia forense.
Mais educação
No mesmo ato foi autorizada, pelo governador, a licitação para a construção de 15 novas unidades educacionais, entre escolas e Cedups, e reforma no Instituto Estadual de Educação – IEE. O investimento total nas escolas é de R$ 79,547 milhões em convênio com o Ministério da Educação (FNDE). Serão ordenadas as construções de três Cedups, 12 escolas e reforma geral em duas salas do Instituto Estadual de Educação em Florianópolis.
Recursos para emergências
Outra medida foi a assinatura da ampliação da linha Badesc Emergencial, pelo governador e pelo presidente do Badesc, Nelson Santiago, que agora passa a atender todos os municípios de Santa Catarina. Esta linha torna-se mais um produto na carteira de serviços do banco. O Badesc Emergencial foi criado numa situação excepcional, para atender a cidade de Mirim Doce, gravemente atingido por enxurradas, mas agora passa a estar disponível a todos os municípios de Santa Catarina. Na ocasião, também foram assinados quatro novos contratos do Badesc Cidades.