NA TARDE desta terça-feira (21), o secretário do Desenvolvimento Regional de Lages, Jurandi Agustini, recebeu prefeitos e representantes dos 12 municípios de sua jurisdição. Eles debateram a pauta da reunião com o governador Raimundo Colombo, marcada para o próximo dia 27, no Palácio da Agronômica, em Florianópolis. Na abertura, o secretário salientou a importância da discussão. "Não adianta cada município apresentar dez ou vinte projetos. Precisamos estabelecer duas prioridades que envolvem toda a região. Isso facilitará a liberação dos recursos, além de promover um desenvolvimento sustentável", disse Jurandi.
O grupo foi unânime ao definir o incentivo do governo para a manutenção das estradas vicinais como principal necessidade. "Nossa região gira em torno do agronegócio, e para que a produção chegue a seu destino com rapidez, precisamos de estradas em boas condições. Além disso, as estradas representam o caminho para que comunidades do campo tenham acesso a saúde e a educação", disse o prefeito de Campo Belo do Sul, Firmino Branco.
Os prefeitos também pedirão ao governador a criação de projetos capazes de desenvolver o agronegócio, fortalecendo os produtores. "Precisamos organizar seminários práticos para definir ações e investir nelas. É necessário que os técnicos saiam dos escritórios e passem a acompanhar de perto o trabalho dos agricultores. Nesse sentido, a intervenção do governo é fundamental", ressaltou a prefeita de Bocaina do Sul, Marta Regina Goss.
Com relação a setores como a infraestrutura, a saúde e a educação, o secretário Regional ressalta que já existem ações específicas, que devem ser fortalecidas. "Na reunião, pediremos que o governo ofereça incentivo a novos projetos. O que já existe precisa ser melhorado, e não refeito", diz o secretário Jurandi.