COM PREVISÃO de atrair mais de 15 mil pessoas, a 31ª Mostra do Campo foi oficialmente aberta na sexta-feira (14). A mais tradicional e antiga festa campeira da Serra Catarinense iniciou com o típico desfile de produtos da agricultura familiar.
Carroças, carro de mão, tratores, a cavalo ou a pé, os agricultores levaram para dentro do parque de Exposições os mais variados produtos da agricultura. E para fortalecer o setor primário que é responsável pela maior fatia da arrecadação do município, a prefeita Marta Góss apresentou três tratores novos, uma escavadeira hidráulica e dois caminhões adquiridos esta semana. O investimento foi de mais de R$ 1,5 milhão.
O secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Jurandi Agostini, assinou uma ordem bancária de R$ 60 mil de ajuda para o evento. Em poucas palavras ele transmitiu uma mensagem do governador, que neste sábado estará na festa. Paralelo à Mostra do Campo, Bocaina do Sul comemora 17 anos de emancipação política e realiza o 6° Rodeio Crioulo.
O deputado Elizeu Mattos assinou como testemunha na ordem bancária do Estado e lembrou que a festa não é apenas a mais antiga, mas a única que ainda preservas os traços de sua origem. "Aqui a agricultura familiar ainda é forte e isso se deve ao trabalho da prefeita Marta Góss que investe em estrutura no meio rural", declarou.
O deputado estadual Ismael dos Santos e o deputado federal Jorginho Melo, também prestigiaram a abertura. O prefeito de Lages, Renato Nunes de Oliveira, discursou em nome dos prefeitos da Amures e afirmou, "a Marta é um orgulho para os prefeitos da região. É empreendedora e arrojada, porque para fazer uma festa dessas não basta ter vontade, tem de ter determinação, e isso sobra nela".
Uma das características da Mostra do Campo é o expressivo número de equipes de laçadores. Nesta edição devem ser cerca de 200, pois além de toda iluminada, a cancha de laço tem um corredor elevado por quase toda a extensão da pista.
Na noite deste sábado, haverá um show pirotécnico anunciando o aniversário do município. Bailes, shows, exposições, laçadas, pratos típicos da gastronomia serrana e um encontro de motociclistas são esperados para este sábado e domingo. O que evidencia a Mostra do Campo é que toda programação é voltada ao agricultor.