Você está visualizando atualmente Colombo anuncia mutirão de 22 mil cirurgias no Congresso Catarinense de Municípios

Colombo anuncia mutirão de 22 mil cirurgias no Congresso Catarinense de Municípios

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     O GOVERNADOR do Estado e a Secretaria da Saúde anunciou nesta segunda-feira (25), um projeto estadual de Cirurgias Eletivas, que realizará 22,6 mil cirurgias. A confirmação se foi anunciada durante o 9º Congresso Catarinense de Municípios, no Centro Sul, em Florianópolis. Evento que reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, representantes governamentais do Estado e da União, entre outros profissionais.
O governador Raimundo Colombo fez a abertura oficial do evento que tem sua programação dividida em dois grandes eixos: Ações do Governo Federal em Santa Catarina e Ações do Governo Estadual. A conferência de abertura foi com Rui Rodrigues, publicitário especialista em Marketing Político. Em seguida, será a vez do presidente da Confederação Nacional de Municípios – CNM, Paulo Ziukoski falar sobre o Fortalecimento dos Municípios no Modelo Federativo Brasileiro.
Em seu pronunciamento, o governador Raimundo Colombo destacou que há um grande número de cirurgias represadas, que comprometem a qualidade de vida dos catarinenses. "Em muitos dos hospitais que vamos, há uma fila extensa de pacientes a serem atendidos e com essa ação vamos reduzir consideravelmente o tempo de espera", contou Colombo.
A perspectiva é para que uma cirurgia de catarata, em que há uma demora de até dois anos para ser feita, levará três meses de espera. Colombo também deu uma boa notícia para todo o Estado. "Essa é a primeira fase. No início do ano que vem vamos lançar um novo mutirão."
Ao total, o Governo do Estado realizará investimento de R$ 20 milhões. As cirurgias serão realizadas em quatro especialidades: oftalmologia (cirurgia de catarata), otorrinolaringologia (amígdalas e adenóide), cirurgia geral (vesícula, hérnia e varizes). E, por último, ortopedia (cirurgias de joelho, membros superior e inferior e retirada de materiais de síntese).

Alcance:

Para que a população tenha acesso à iniciativa, o Governo de Santa Catarina está voltando à mídia em mais uma campanha de interesse da população. As peças divulgam o Mutirão de Cirurgias, que a Secretaria da Saúde começa a realizar este mês com mais de 20 mil cirurgias nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e cirurgia geral em todo o Estado. A campanha veicula de 23/07 até o dia 8 de agosto nas principais emissoras de TV, rádio e nos jornais.


NA PROGRAMAÇÃO do Congresso, ainda nesta segunda-feira, o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência – COMPOD, da prefeitura de Uberlândia, Gilmar Borges Rabelo, profere palestra sobre "Acessibilidade e a Pessoa com Deficiência", com a experiência implantada na cidade mineira.
Na terça-feira (26), o secretário de Estado da Educação, Marco Tebaldi, fala sobre "Municipalização do Ensino Fundamental e Transporte Escolar". A palestra terá a participação especial de Rodolfo Pinto da Luz, ex-reitor da UFSC e atual presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME/SC). Já o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, falará sobre "Unidades Regionais de Saúde para a Média e Alta Complexidades".
A conferência de encerramento será com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, com o tema "A participação dos Municípios em Programas e Projetos do Governo Federal".
Paralelo ao Congresso, será realizada a ExpoFECAM, Feira de serviços e produtos voltados aos municípios.
O IX Congresso Catarinense de Municípios tem a execução da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), com o patrocínio do BADESC, Eletrosul, Casan, Caixa, Banco do Brasil e do Governo Federal. O evento também tem o apoio institucional da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Associações de Municípios/SC, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Funturismo e do Governo Estadual. O Congresso é promovido pela FECAM e pelo Diário Catarinense.