Você está visualizando atualmente Militares controlam subida ao Morro da Igreja Urubici

Militares controlam subida ao Morro da Igreja Urubici

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     O DESTACAMENTO de Controle de Espaço Aéreo do Morro da Igreja (Cindacta II), em Urubici, restringiu o acesso de ônibus e micro-ônibus ao alto do ponto turístico, por causa do frio. A medida, que tem por objetivo dar segurança às pessoas que visitam o local, vale até que a temperatura suba um pouco.
Também foi controlado o acesso de veículos de passeio. A entrada está liberada somente entre às 9 e às 16 horas. Ainda assim, é permitido o acesso apenas de um grupo de 10 carros por vez.
A decisão foi tomada nesta quinta-feira, depois que um ônibus de turismo apresentou problemas devido ao gelo no trecho que dá acesso ao morro. No veículo estavam 42 passageiros, que tiveram que ser resgatados.
O veículo deslizou e ficou preso cerca de 500 metros do alto do morro. Outro veículo esteve no local na tentativa de apanhar os turistas, mas também estragou. O episódio ocorreu na madrugada desta quinta.
Por causa do frio intenso, os passageiros pediram socorro na base militar do Cindacta até serem resgatados. Para evitar que tivessem hipotermia (quando a temperatura do corpo cai), os militares os aqueceram e ofereceram líquido quente, até a chegada do socorro. Todos eram estudantes de Brusque e já estão em casa.
O resgate foi concluído somente por volta das 3h30min, cerca de 10 horas depois do acidente. A operação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros de Urubici e de militares.
De acordo com o comandante do destacamento, tenente Sérgio Paulo da Silva, a restrição tem por objetivo oferecer segurança para quem visita o morro, evitando acidentes. "Pretendemos, com isso, evitar que novos problemas aconteçam por causa do gelo na pista. E vamos liberar o acesso somente depois que a temperatura se elevar", afirmou.
O Morro da Igreja é bastante visitado por turistas no inverno, principalmente quando são registradas temperaturas negativas, como ocorreu nesta semana. Todos são atraídos pela possibilidade de neve. Em 2010, por exemplo, 66.309 pessoas visitaram o município, destas, cerca de 90% foram ao morro.
Devido ao frio intenso, os dois ônibus, um que estava com os turistas e outro, que tentou apoiá-lo, apresentaram problemas mecânicos. Ainda ontem, eles estavam no morro e funcionários das empresas responsáveis, tentavam retirá-los do local. Além desses dois veículos, um carro do Cindacta também teve problemas com o frio.
Na manhã desta quinta-feira, ele subia até o Destacamento, levando militares para a troca de turno. Mesmo com tração nas quatro rodas, o veículo deslizou e bateu em um meio fio. Um dos pneus estourou e impediu a subida. Mais tarde, os profissionais conseguiram chegar ao trabalho.


Turistas fazem festa com o gelo

A previsão se confirmou e o fenômeno mais esperado pelos turistas deu o ar da graça em Urubici. Na noite da última quarta-feira, nevou em pontos do Morro da Igreja, Ainda ontem, na esperança de ver a neve, muitos turistas foram ao local. Encarando o vento gelado, eles aproveitavam o gelo acumulado, principalmente nas rochas e na vegetação, para brincar e se divertir.
"Viemos para ver a neve, mas acho que não vai vir. Mesmo assim, estamos felizes porque encontramos gelo. O frio não nos incomoda", disse, o empresário Marco Aurélio Raddtke, que, juntamente com esposa, visitou o morro pela primeira vez. O casal, que veio de Joinville, estava junto com outros dois casais, que vieram de Brusque.
Quem também estava no Morro em busca da tão esperada neve era o gerente de vendas, Sérgio Antônio Mees. Na companhia da esposa e dos dois filhos, ele também visitou o local pela primeira vez.
"Decidi trazer as crianças para ver a neve. Esperávamos algo assim, mas acho que viemos tarde de demais. Mesmo assim, a visita foi válida", disse ele. Todos apanhavam o gelo acumulado na pista de acesso ao morro, e o jogavam em cima do carro em forma de brincadeira. "Isso tudo é maravilhoso", concluiu.