Agência Reguladora de Saneamento auxilia municípios atingidos pela enchente

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     A AGÊNCIA ARIS encaminhou à região de Rio do Sul equipe de engenheiros sanitaristas para auxiliar os municípios da região na gestão do saneamento básico, especialmente os serviços de abastecimento de água e do manejo dos resíduos sólidos.
Nesta quarta-feira (14) foi dada atenção aos municípios de Rio do Sul, Lontras, Ituporanga e Presidente Getúlio. A equipe constatou avanços no restabelecimento de água e no controle da sua qualidade. O município de Lontras é ainda o mais afetado, pelo rompimento de importante adutora que vem de Rio do Sul. Em Presidente Getúlio, os serviços de abastecimento de água e manejo dos resíduos sólidos estão normais.
O grande problema identificado pela ARIS foi a coleta e destinação do imenso volume de entulho e lodo em Rio do Sul e Lontras. A equipe da ARIS trabalhou junto com os municípios na busca de equacionar os problemas nas estações de transbordo transitório, próxima à área central dos municípios. A ARIS difundiu pelas rádios, juntamente com a Prefeitura Municipal e a equipe da AMAVI, informações e cuidados no manuseio dos entulhos e lodos, bem como a necessidade da população não os misturar com os resíduos domiciliares. Ainda, há necessidade de segurança nos locais de transbordo, impedimento que a população transite e retire objetos dos entulhos, altamente contaminante. Em Lontras, o Prefeito Municipal em exercício, Ademir Barboza solicitou que a ARIS auxilie na contenção do extravasamento de chorume pelo desmoronamento de parte do cemitério municipal.