COMEÇOU na segunda feira dia 24/10 na Escola Municipal Padre Theodoro Bauschulte em Bocaina do Sul, a 1ª Olimpíada do conhecimento. A abertura contou com a presença dos alunos e professores. A prefeita Marta Regina Góss e a Secretária da Educação Vera Lucia também prestigiaram. A Olimpíada do Conhecimento tem como foco a avaliação de Habilidades Cognitivas, tomando como base os conteúdos trabalhados no primeiro e segundo bimestre deste ano. Em cada uma das disciplinas que compõem o currículo escolar do Ensino Fundamental.
Todos os alunos de 5ª a 8ª serie participarão das Olimpíadas do Conhecimento. Cada professor contribuiu formulando 20 questões de suas disciplinas para cada série. As disciplinas: Língua Portuguesa, História, Matemática, Informática, Educação Física, Ciências, Língua Inglesa, Geografia, Ensino Religioso e Artes serão estudadas.
As questões foram passadas ao professor de informática João Eduardo Della Justina que desenvolveu o software "Jogo do conhecimento". O programa é formado por perguntas e respostas sendo especifico para cada série. Resume-se em uma tela onde o aluno ao escolher e clicar em determinado quadrado aparece à pergunta. As perguntas são dispostas na tela aleatoriamente. Ao clicar e aparece à pergunta e o aluno tem 10 segundos para responder. Se responder a pergunta certa passa para a próxima etapa, assim sucessivamente até somente um aluno acerte a resposta.
A competição esta acontecendo no anfiteatro da escola. Na segunda feira é o dia de competição de toadas as 5ª séries tanto do período matutino quanto vespertino. De cada turma sairá um finalista que irá para grande final no sábado dia 29/10. Na terça feira é vezes das turmas de 6ª séries e na quarta feira é a vez das turmas de 7ª e 8 ª series onde sairá um finalista de suas respectivas turmas.
A grande final no sábado terá início as 09:00 horas no anfiteatro da escola ao total serão 11 finalistas, ou seja, um de cada turma. Apenas 1 será o campeão da categoria de série. Logo porem teremos 4 campeões sendo da 5ª, 3ª, 7ª e 8ª serie.
A prefeita Marta falou da importância das olimpíadas do conhecimento, do Estímulo ao aprendizado. Assim como também desejou sorte aos competidores. Dizendo que este é um desafio aos alunos que muitos outros viram como Enem vestibular entre outros, é preciso se preparar para enfrentá-los"
Os alunos receberam certificados e medalhas, e também um premio surpresa. A Olimpíada do Conhecimento é um concurso interno eficaz como incentivo ao estudo, levando nossos estudantes a enfrentar desafios, aperfeiçoar conhecimentos e exercitar a competitividade.