O verão iniciou oficialmente na madrugada desta quinta-feira e com ele a vinda das altas temperaturas. A máxima deve chegar aos 31ºC na tarde de hoje, em Lages. A tendência para a Serra Catarinense é que os dias continuem quentes, porém não é descartada a possibilidade de quedas de temperatura e de geada a partir de segunda (26).
De acordo com a Epagri Ciram, órgão que monitora o tempo em Santa Catarina, os dias seguem quentes e com ondas de calor intenso, mais frequente do que nos anos anteriores com médias de 26ºC e 27ºC podendo chegar aos 32ºC. "Porém, na Serra pode haver queda de temperatura até mesmo com geada", de acordo com a meteorologista da Epagri, Marilene de Lima.
"As chuvas devem ocorrer em alguns episódios, mas com volume considerado normal. Podem ocorrer chuvas e temporais com forte intensidade por poucos minutos na Serra. Os agricultores devem ficam atentos porque pode ocorrer temporais, vendavais e principalmente chuva de granizo que prejudica as plantações", explica a meteorologista.
A previsão para o trimestre de janeiro a março de 2012 é de tempo mais seco com chuva abaixo da média climatológica e mal distribuída, com períodos de estiagem no Oeste e Meio Oeste, devido à influência da La Niña. Nessas regiões, a chuva abaixo da média registrada nos últimos meses (outubro, novembro e primeiros 20 dias de dezembro) e o cenário previsto para o verão, terão impacto na agricultura e abastecimento de água.
Na Serra, Planalto Norte e no Vale do Itajaí, a perspectiva é de chuva próxima à média climatológica. Já no Litoral, a chuva deve ocorrer com mais frequência, ficando entre a média a acima da média climatológica, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.
Opções de lazer para os dias quentes
Com as altas temperaturas os lageanos aproveitam para sair de casa. Uma das opções é o Salto Caveiras que está localizado a cerca de 20 km do centro de Lages. No local existe um grande lago artificial formado pela represa das águas do rio Caveiras e uma usina de energia elétrica. O ambiente é ideal para lazer, descanso e oferece local para acampamento e pesca.
Além do tradicional lambari. Entre as outras opções estão os hotéis-fazenda, os clubes como Serrano, Caça e Tiro e Princesa, que oferecem para os sócios piscinas e locais para descanso, jogos entre outros. E para quem prefere um programa em família e no centro de Lages, o Parque Jonas Ramos, o Tanque, é uma boa alternativa para levar as crianças para brincarem no parque e aproveitarem a sombra das árvores para fazerem um piquenique, tomar um chimarrão, ou apenas relaxar.
Fonte: CLMais