Casan define com agência francesa 100 milhões de euros para saneamento no Estado

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     A avaliação final do processo de financiamento de 100 milhões de euros, cerca de R$ 250 milhões, da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), coordenada pelo representante no Brasil Aymeric Blanc, iniciou nesta segunda-feira, 2. A instituição internacional, que já tem contratos em vários outros estados do país, vai garantir os recursos para novos investimentos da Casan, por meio do Programa de Saneamento Ambiental de Cidades de Médio Porte de Santa Catarina, que envolve treze municípios das regiões Oeste, Meio-Oeste, Litoral e Planalto, e beneficiará uma população de mais de 350 mil pessoas.
O presidente da Casan, Dalirio Beber, disse que os recursos fazem parte do projeto de expansão da cobertura da rede de esgotos sanitários da companhia, que até 2016 prevê investimento total da ordem de R$ 1,5 bilhão, incluindo outros recursos internacionais como o da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), com contrato já assinado, além de financiamentos nacionais junto ao governo federal e recursos próprios.
"Com estes novos recursos, vamos garantir um salto de qualidade na área do saneamento catarinense, ampliando o índice de cobertura dos atuais 16% para 46% nos próximos anos", afirma. O diretor financeiro e de relação com os investidores da Casan, Laudelino de Bastos e Silva, complementa que os recursos já estão assegurados e a expectativa é que o contrato definitivo seja assinado até o final deste mês de julho ou início de agosto, na sede da AFD, em Paris, na França.
Os recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento serão investidos no Programa de Saneamento Ambiental de Cidades de Médio Porte e se concentram, principalmente, em duas bacias hidrográficas: na região Sul a bacia lagunar, contemplando os municípios de Garopaba, Imbituba, Laguna e Braço do Norte. E no Meio-Oeste, na bacia hidrográfica do Rio do Peixe, com a implementação de sistema de esgotos nas cidades de Caçador, Videira, Ipira e Piratuba. Também foram incluídos os municípios de Canoinhas e Curitibanos, na região do Planalto; Chapecó, na região Oeste e Indaial e Santo Amaro da Imperatriz, na região do Vale do Itajai e Litoral, respectivamente.