Agropecuária contribui pouco para o PIB Lages

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     A população rural entre 15 e 54 anos corresponde a cerca de 16 milhões de pessoas e abrange 54,8% da população rural do Brasil. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
As informações do estudo mostram ainda que a população ocupada em atividades agrícolas soma 14,7 milhões de pessoas, sendo que a maioria é composta por empregados, 28,4%, e por autônomos, 29,6%. Sob esse aspecto chama atenção que as pessoas ocupadas nas atividades primárias da agropecuária, que corresponderam a 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB) da economia em 2011.
Os dados da agricultura foram compilados pelo coordenador da Assessoria de Planejamento Estratégico do Mapa, José Garcia Gasques. "O setor compreendido pelo agronegócio abrange além das atividades primárias, outras até chegar ao consumidor final, no mercado interno ou ao mercado internacional, e corresponde a 22,2 % do PIB da economia", constata Gasques.
Entre 2009 e 2011, houve uma redução de cerca de um milhão de pessoas ocupadas na agricultura. Essa redução representa uma realocação de pessoas para outros setores, uma vez que o processo de crescimento econômico verificado na agricultura transfere atividades para outros segmentos da economia, como a agroindústria e serviços.
Com relação ao grau de instrução, os dados da PNAD mostram também que 57% da população rural tem entre 4 e 14 anos de estudo, e que 22,5% não têm instrução ou tem menos de um ano de estudo. Na população urbana este percentual é de 9,7%.

Agricultura é a que menos contribui com o PIB de Lages

Lages é o maior município em extensão rural da Serra Catarinense, no entanto, o que é produzido no meio rural corresponde a apenas 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade. A prestação de serviços é responsável pela maior parcelo do PIB, são 54,1%. A indústria é responsável por 32,9% e outras atividades por 10,9%.
Na agropecuária são 889 propriedades, destas, 188 comercializam leite. Na pecuária os rebanhos são formados principalmente por bovinos. Já na produção, o milho em grão é disparado a principal cultura, são produzidos 19.278 toneladas por ano.

PIB do município de Otacílio Costa é maior no setor industrial

A população de Otacílio Costa é de 16.337 mil habitantes, deste número, cerca de 9% vivem da atividade agropecuária, são 341 propriedades. Na pecuária são 19.881 bovinos e na agricultura o milho em grão é a cultura que se destaca com uma produção de 5.961 toneladas por ano.
Entretanto, o setor agropecuário representa 16,1% do PIB do município. O setor que mais contribui com o PIB da cidade é o industrial que representa 42,8%, seguido pela prestação de serviços com 33,9% e outros setores correspondem a 7,2%. São 607 empresas que empregam 4.659 pessoas.

Bocaina se destaca

Bocaina do Sul tem uma população de 3.290 pessoas, mais de 70% dos habitantes vivem no campo. Por este motivo a atividade agropecuária é a principal responsável pelo PIB da cidade. O setor representa 58,8% do PIB, seguido pela prestação de serviços com 33,9%. A indústria representas 5% e outras atividades corresponde a 2,3%.

Fonte: CLMais/AMURES